Home > Dicas

Saiba como resolver os principais problemas de instalação no Lion

Apesar de ser mais fácil do que em versões anteriores, o processo de adoção do novo sistema para Macs pode apresentar várias mensagens de erro

Macworld / EUA

05/08/2011 às 18h38

Foto:

O Mac OS X Lion é mais fácil de instalar do que qualquer versão anterior do sistema da Apple. Você não precisa fazer boot a partir de um DVD ou pen drive. Apenas baixe o software na Mac App Store e deixe-o fazer o restante.

Apesar de toda essa facilidade, as coisas podem – ocasionalmente – dar errado. Um possível problema logo de cara é que você precisará ter o app da Mac App Store no seu disco. Isso exige que seu Mac esteja rodando o sistema OS X 10.6.6 ou mais recente. Assumindo que você superou esse primeiro obstáculo, o próximo lugar onde as coisas podem dar errado é durante o próprio processo de instalação. Você pode receber uma de várias mensagens de aviso. Selecionamos as principais delas e suas respectivas soluções abaixo. Confira.

Este disco não pode ser usado para iniciar seu computador (This disk cannot be used to start up your computer)
A Apple não oferece explicações sobre a razão de a instalação poder empacar aqui, além de dizer que isso pode acontecer em “algumas situações”. No entanto, a empresa fornece uma solução: reinicie seu Mac, rode o Disk Utility (Utilitário de Disco) e, a partir da aba Partition (Partição), reduza levemente o tamanho da sua partição de inicialização (tão pequeno quanto 128MB).

Você agora deve conseguir instalar o Lion. Quando tiver terminado, pode restaurar a partição para o seu tamanho anterior. Se esse “truque” de redimensionar não funcionar, você provavelmente vai precisar formatar novamente o disco.

Este disco é usado para backups do Time Machine (This Disk is Used for Time Machine backups)
Essa mensagem também significa que a instalação do Lion não foi completada com sucesso. Ela pode aparecer mesmo que seu drive de inicialização obviamente não esteja atuando como um backup do Time Machine. Como explicado em um tópico das Comunidades de Suporte da Apple, a causa provável para esse problema é uma pasta incorreta "Backups.backupdb", relacionada ao Time Machine no nível root do seu disco. Essa pasta engana o app Install, fazendo-o pensar que seu drive de inicialização é, na verdade, um backup do Time Machine. A solução é apagar a pasta.

 

lion390x254.jpg

Lion: fácil de instalar, mas processo pode apresenta problemas

Alguns recursos do Mac OS X Lion não são suportados para o disco (nome do volume) (Some features of Mac OS X Lion are not supported for the disk )
Se essa mensagem aparecer, você ainda vai conseguir instalar o Lion. No entanto, como explicado pela Apple, o instalador não vai conseguir criar uma partição Recovery HD (Recuperação HD). Essa partição é usada para desempenhar opções de “emergência”, como reinstalar o Mac OS X ou rodar o Disk Utility. Apesar de você conseguir instalar e rodar o Lion sem essa partição, o ideal é que você a tenha. Além de seu valor para resolver problemas, ela é necessária se você quiser usar o utilitário File Vault 2.

Esse erro pode acontecer se o seu drive de inicialização for um volume RAID ou tiver uma partição Boot Camp que “não seja padrão”. Se você possui uma configuração RAID e quer mantê-la, terá de deixar o Recovery HD no disco. Se o Boot Camp for a causa, a solução é formatar novamente seu drive como uma partição única. Depois, reinstale o Snow Leopard seguido por um update para o Lion. Agora rode o Boot Camp Assistant para criar uma partição do Boot Camp. Por último, restaure seus dados restantes de backups.

E se você não pode ou não quer formatar novamente, uma alternativa é instalar o Lion em um disco externo. Se alguma vez você precisar fazer boot a partir do Recovery HD, poderá fazê-lo a partir da partição no disco externo. 

Instalação falhou. O Mac OS X Lion não pode ser instalado por que o disco (nome do volume) está danificado e não pode ser reparado... (Install failed. Mac OS X Lion couldn’t be installed, because the disk (volume name) is damaged and can’t be repaired...)

Se você visualizar essa mensagem, há poucas chances de que simplesmente tentar novamente dará certo. O mesmo vale se o app Install simplesmente parar antes de completar o processo. Alguns usuários afirmam que redefinir a memória PRAM (onde ficam os parâmetros de configuração da máquina) é o bastante para superar esse problema. Senão, de acordo com um tópico no fórum de Suporte da Apple, a solução é fazer a partir de um disco/drive do Snow Leopard Install e selecionar a opção Repair Disk (Reparar Disco) no Disk Utility. Se os reparos forem bem-sucedidos, tente usar o instalador do Lion mais uma vez.

Se nada disso der certo (e se o drive não tiver nenhum defeito físico), a solução é formatar novamente o disco e começar novamente.

Perdeu a conexão com a Internet ?
Apesar de ser algo improvável, pode acontecer de você perder sua conexão após uma instalação bem-sucedida do Lion. Se você usa o Web Shield, da Avast, a solução é desinstalar esse programa. Há um conflito conhecido entre o Avast e o Lion. Como postado em um tópico do fórum da Avast, uma suposta atualização com solução para o bug, ainda em beta, está disponível. No mesmo tópico, a empresa joga a culpa na Apple: “O direcionamento de pacotes está quebrado no Lion. Ou o Lion não redireciona os pacotes (seu caso) ou apresenta crash. Esses problemas foram informados à Apple muito antes do lançamento do Lion, mas ainda não foram solucionados pela Apple", diz a companhia de segurança.

Se você não usa Avast, uma potencial solução mais abrangente é desligar o Firewall do Mac OS Lion (na área de Segurança e Privacidade, em Preferências de Sistema), e apague o arquivo “com.apple.alf.plist” relacionado ao Firewall em /Library/Preferences (/Biblioteca/Preferências). Após reiniciar a máquina, você pode habilitar novamente o Firewall.

Baixar novamente o Lion?
Para falhas de instalação que possam acontecer por causa de uma cópia corrompida do app de instalação do Mac OS X Lion, você deve baixar novamente uma cópia nova do aplicativo e tentar novamente. No entanto, se uma cópia do app de instalação permanecer no seu drive (o que é provável se você não conseguiu completar a instalação com sucesso), a Mac App Store vai alegar que o Lion está “Instalado” e não permitirá um novo download. Na verdade, é provável que essa afirmação apareça mesmo que você nunca tenha tentado instalar o Lion após baixar o app de instalação.

Para contornar esse problema, apague o app Install. Depois, na Mac App Store, segure apertada a tecla Option e selecione a aba Purchases (Compras). Você deve ver agora o app Install Mac OS X Lion (Instale o Mac OS X Lion) com uma opção de download habilitada.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail