Home > Dicas

Saiba como resolver problemas com vídeos no Mac

Dicas simples ensinam como contornar questões que envolvem o desaparecimento do cursor em clipes de tela cheia e falha na reprodução de vídeos HTML5 no Safari

Macworld / EUA

02/05/2012 às 18h49

Foto:

É dia de barganha na seção de Dicas para quem está tendo problemas relacionados a reprodução de vídeos nos seus Macs. Por isso, Macworld Brasil juntou duas dúvidas de usuários sobre o assunto nessa reportagem. 

Confira abaixo as duas soluções que envolvem o desaparecimento do cursor em um clipe exibido em tela cheia e a falha do Safari em reproduzir vídeos HTML5.

Cursor desaparece em vídeos de tela cheia

Um tópico das comunidades de suporte da Apple descreve um problema em que, após reproduzir um vídeo no modo tela cheia no sistema OS X 10.7 Lion, o cursor da tela desaparece. Normalmente, o cursor continua “perdido em ação” mesmo após sair do modo fullscreen. Esse problema tem uma probabilidade especialmente maior de acontecer após a reprodução de um vídeo no iTunes.

Apesar de a comunidade não ter postado um tópico especificamente sobre como evitar o desaparecimento, vários posts ofereciam soluções rápidas para fazer o cursor retornar. Em um caso, ir até o Mission Control resolvia a questão. Outra solução era trocar de app por meio da listam acessível por Command+Tab. Uma terceira forma de escapar do problema era arrastar o mouse/trackpad até que o ponteiro invisível (mas ainda funcional) chegasse ao canto superior esquerdo da tela; se você clicar para o menu abrir em drop down, o cursor reaparece.

macbookair390

Problemas de reprodução de vídeos HTML5 podem afetar usuários de Safari no Mac

Reprodução de vídeo HTML5 falha

Um leitor que não quis se identificar nos escreveu dizendo que: “Quando clico para reproduzir vídeos HTML5 no Safari do meu Mac, eles geralmente falham em tocar. Então aparece uma mensagem dizendo que o vídeo está “Carregando...”, mas ele nunca vai além dessa parte.”

Felizmente, a solução para esse problema é razoavelmente fácil. Em primeiro lugar, o bug acontece apenas no navegador Safari, da Apple. Se você mudar para o Firefox ou o Google Chrome, os vídeos tocarão normalmente.

Mas se o usuário preferir ficar com o Safari, também é possível fazer com que esses vídeos sejam reproduzidos. Uma solução potencial é acessar o menu contextual para o vídeo e selecionar a opção “Restaurar Flash”, se disponível. A versão Flash do vídeo será então reproduzida.

Outra maneira de fazer os vídeos HTML5 tocarem corretamente é ir até o mesmo menu contextual e selecionar a opção “Inspecionar Elemento” (Inspect Element). Na janela que abrir a partir daí, uma linha de texto deve ser automaticamente destacada. 

Dentro dessa linha deve haver um link do tipo src para o vídeo. Se não houver, busque por um link src no texto próximo. Uma vez localizado, abra o menu contextual para o link e selecione “Abrir Link em Nova Aba” (Open Link in New Tab). O vídeo deve agora ser reproduzido. Essa dica teve como base o seguinte post do Debug Fix.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail