Home > Notícias

Saiba como são os escritórios de 13 empresas de alta tecnologia

Infra-estrutura disponível aos funcionários incluem diferenciais como geladeiras de cerveja, quadra esportiva e sala zen.

Lygia de Luca, repórter do IDG Now!

15/08/2008 às 16h46

Foto:

destaque_88Olhe ao redor de seu escritório de trabalho. O que você vê? Cores, decoração inusitada, puffs, comes e bebes?

Cada empresa tem estilo próprio tanto no que diz respeito à decoração de seu escritório quanto à disposição dos funcionários e atrativos especiais - como salas de relaxamento com sofás, massagem para os funcionários e bebidas.

> Veja os escritórios de tecnologia

Mas isso tudo é, de fato, necessário?

“O indispensável é que o ambiente de trabalho se adeque ao que as pessoas desenvolvem”, diz o presidente da Great Place to Work, José Tolovi Junior. “E isso depende da estratégia da empresa.”

E claro, o executivo lembra que “a tecnologia de ponta é essencial, tanto equipamentos quanto softwares, pois as pessoas trabalham o dia inteiro com isso.”

De acordo com Tolovi, o que não se vê muito nas empresas é a preocupação com a ergonomia. “É preciso dar atenção à disposição dos PCs, ter cadeiras e outros acessórios adequados para evitar a fadiga e a Lesão por Esforços Repetitivos (LER)”, explica.

E quanto aos supérfluos, como redes de relaxamento, comes e bebes à vontade ou quadras esportivas? “Em tecnologia, as pessoas trabalham com muita concentração intelectual. O cérebro precisa de espaços de descanso, mudar a sintonia para produzir melhor - e estes espaços ajudam muito, as pessoas relaxam e voltam a trabalhar melhor”, opina Tolovi.

O presidente releva, contudo, que não são os supérfluos que fazem a diferença no ambiente de trabalho. “Se for adequado à cultura da empresa, funciona. Se for um espaço hipócrita ou manipulativo, não.”

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail