Home > Dicas

Saiba como “silenciar” temporariamente suas notificações no iOS 6

Enquanto Apple não apresenta solução ideal, descobrimos as melhores opções para evitar que banners te atrapalhem enquanto você usa aplicativos com Internet.

Macworld / EUA

17/01/2013 às 17h19

Foto:

Uma das coisas mais irritantes do iOS 6 é a falta de um botão “Mudo” para notificações que silencie esses alertas mesmo com o aparelho ligado. Não é nada agradável receber notificações que interrompam um streaming de vídeo ou direções passo-a-passo. Não quero desabilitar as notificações por inteiro, apenas silenciá-las durante o uso de determinados apps.

Recentemente, descobri duas soluções para esse problema. Para deixar claro antes que você continue lendo, nenhuma dessas dicas é ideal ou resolve todas as minhas preocupações com essa falha do iOS. Mas, ao mesmo tempo, elas com certeza são melhores do que nada.

E a resposta para isso não é o Modo Avião porque a intenção aqui especificamente é silenciar as notificações quando meu aparelho iOS ainda precisa de uma conexão ativa com a Internet.

silenciarnotificacoes01.png

O botão “Mudo”

Uma solução incompleta é usar o botão Mudo do iOS. No iPhone, é a chave que desliga seu tocador. No iPad, pode ser a chave física – mas isso depende das suas preferências em Ajustes > Geral > Chave física (Hardware switch); esse botão também pode funcionar como uma trava de orientação que evita que a tela do seu iPad gire da horizontal para vertical ou vice-versa (ideal para quando você utiliza o tablet enquanto está deitado, por exemplo).

(Caso a sua chave de hardware controle a orientação em vez da opção Mudo, você pode silenciar o iPad apertar duas vezes o botão Home/Início, navegar pela barra de multitarefa na parte inferior da tela até encontrar e tocar no ícone Mudo no canto esquerdo.)

silenciarnotificacoes02.png

Então um grande benefício da chave física de Mudo é que vai silenciar o som dos alertas. Normalmente, o áudio dessas notificações abaixa brevemente o volume do que quer que você esteja ouvindo no momento – filme, música ou direções faladas. Com a opção Mudo habilitada, você ainda terá a interrupção visual das notificações, mas sem a interferência do áudio que viria junto normalmente.

Dito isso, as interrupções visuais não param com essa dica. O pior é que alguns aplicativos – incluindo alguns programas de navegação de terceiros – na verdade silenciam o próprio áudio quando você esse controle de mudo – tornando assim essa solução inviável nesses casos.

Acesso Guiado

Por mais conveniente que seja, a solução do botão Mudo não resolve o problema de banners e alertas aparecendo quando não são bem-vindos. Como o pessoal do MacStories apontou, algumas vezes você quer silenciar as notificações porque está jogando um game e não quer tocar em um banner por acidente. Além disso, notificações aparecendo quando estou usando meu iPhone como um GPS são uma distração extra de que não preciso enquanto estou no volante.

O desenvolvedor Greg Pierce apontou em seu blog que um novo recurso do iOS 6 chamado Acesso Guiado pode funcionar como um “hack para silenciar notificações”. O Acesso Guiado é feito para auxiliar usuários iOS com inabilidades; os pais também podem usá-lo para evitar que usuários muito novos de iPhone façam bagunça (ou fechem antes da horas) determinados aplicativos.

Mas o Acesso Guiado tem uma função extra escondida: ele silencia os efeitos sonoros e visuais de notificações.

Para habilitar o Acesso Guiado como uma opção no seu aparelho, vá até o app nativo Ajustes, escolha Geral, depois Acessibilidade, e então desça até a opção Acesso Guiado e habilite-a. Enquanto estiver lá, configure um código de acesso para o Acesso Guiado; senão será preciso configurar um sempre que tentar usar o recurso.

silenciarnotificacoes03.png

Com o Acesso Guiado habilitado, abra o aplicativo em que quer ter um pouco de paz – no meu caso, o Netflix. Após o app ser aberto por completo (o Acesso Guiado pode encontrar problemas em ser habilitado caso o app ainda esteja na tela de carregamento), dê um clique triplo com o botão Home/Início.

Isso diminui a escala do app e apresenta a tela de configuração do Acesso Guiado. Nesse caso, você não precisa se preocupar em desabilitar detecção de movimento ou toque; você só quer iniciar o Acesso Guiado, por isso apenas aperte o botão Iniciar no canto superior direito da tela.

Isso faz seu aplicativo voltar ao tamanho normal (full size), e silencia aquelas notificações e alertas que você não ver/ouvir naquele momento. 

Para sair do aplicativo novamente, você precisa sair do Acesso Guiado, o que seu aparelho vai “lembrar” se você apenas apertar o botão Início/Home uma vez. Isso acontece porque o Acesso Guiado desabilita esse botão – além dos controles de volume e acordar/dormir (sleep/wake); ainda é possível ajustar o volume no app, caso ele ofereça controles internos para isso.

Você estiver pronto para sair do aplicativo, aperte de novo três vezes o botão Home/Início para voltar à tela de configuração do Acesso Guiado. Primeiro, será preciso digitar seu código configurado anteriormente. Então, você pode tocar em Finalizar (End) e então no botão Home novamente. 

O Acesso Guiado não é uma solução melhor do que usar a chave de Mudo: ele trava botões físicos, exige um código de acesso, e te obriga a realizar mais toques para sair do app. Mas, como dissemos no início da reportagem, essas duas opções são melhores do que nada. E continuamos esperando que Apple implemente uma solução de verdade em breve.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail