Home > Dicas

Saiba como sincronizar arquivos em PDF com seu iPad

Separamos o método mais flexível e confiável para que você possa abrir e ler seus documentos em PDF de forma fácil no seu tablet

Macworld / EUA

04/08/2011 às 12h31

Foto:

Uma dúvida muito comum entre nossos leitores é sobre encontrar uma maneira eficiente de carregar arquivos PDF em seus iPads para lê-los no carro ou avião, por exemplo. Por isso, separamos o método que achamos mais interessante para ajudá-los nessa tarefa – infelizmente ainda não existe uma maneira ideal para isso.

Primeiramente, é preciso ativar alguns filtros no seu e-mail, como o Gmail, que aplicam um rótulo específico às mensagens que contém esses PDFs. É algo bastante simples, basta configurar os termos que quiser no campo de Remetente, assunto e deixar a caixa de anexo assinalada (por exemplo, no nome de remetentes colocaríamos os nomes dos designers aqui da editora, e no Assunto, as convenções que usam nos e-mails, como datas ou termos, por exemplo.)

Um bom leitor de PDFs para o tablet da Apple é o GoodReader for iPad (US$ 5). Ele tem vários recursos de rede, incluindo um para sincronização de arquivos. Entre os “servidores de arquivos” a que o GoodReader te permite se conectarestá uma conta de e-mail. Assim, você pode adicionar sua conta do Gmail, por exemplo, nas preferências “Connect to Servers” (Conecte-se aos Servidores) do app. Agora, ao tocar no servidor de e-mail do GoodReader, ele vai listar suas marcações no Gmail e você poderá ler seus arquivos PDF de acordo com o que configurou.

pdfnoipad01.jpg

PDF na tela do iPad

Esse método funciona, mas não é tão automático ou fácil como gostaríamos. Tentamos algumas outras abordagens, centradas na habilidade do GoodReader usar o Dropbox. Usar as regras do app Mail para arquivar os documentos em PDF em uma pasta do Dropbox pareceu interessante, mas salvar anexos do Mail como padrão exige alguns truques no AppleScript, e mesmo assim, só funciona quando o computador está ligado e verificando e-mails, por exemplo.

Usar uma regra do Gmail para encaminhar uma mensagem para uma conta no Dropbox parecia outra boa opção, até descobrirmos que o serviço  ainda não oferece um recurso “enviar e-mail para o Dropbox”. E o  site Send to Dropbox poderia ser uma saída para esse problema, mas, definitivamente, não é o mais indicado passar seus documentos por meio de um site essencialmente desconhecido.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail