Home > Dicas

Saiba como usar o Automator para edições de imagem em massa

Mude a extensão de arquivos em lote ou redimensione várias fotos ao mesmo tempo com essa ferramenta do Mac OS X

Macworld / EUA

31/08/2010 às 18h50

Foto:

Depois das cinco dicas do Automator, parece que esse esquecido aplicativo do Mac está sendo devidamente lembrado e suas funcionalidades estão recebendo a devida atenção. Alguns leitores escreveram para a redação e, a partir disso, foi possível destacar mais duas funções em que o Automator faz o trabalho por você.  Confira abaixo:

Convertendo fotos em lote
O leitor George Morrison escreveu: “Depois de ler as cinco dicas para o Automator, pensei se poderia usar o aplicativo para realizar outras tarefas. Todo mês trabalho em um projeto no qual é preciso pegar imagens da biblioteca do iPhoto, convertê-las para preto e branco e salvá-las em formato TIFF, o que é bastante entediante. Há algum jeito mais fácil de fazer isso com o Automator?”

 Sim, e mostraremos como. No iPhoto, reúna todas as imagens que precisam ser convertidas em um álbum e nomeie como “Converter”, por exemplo. Agora, vá para o Finder e crie outra pasta com nome “Convertidas”. 

Inicie o Automator e, no painel para escolher o modelo, selecione Application e clique em Choose. Crie um fluxo de trabalho que contenha essas ações: Get Specified iPhoto Items, Copy Finder Items, Apply ColorSync Profile to Images e Change Type of Images.

Na ação Get Specified iPhoto Items, clique no botão Add e, na janela que aparece, navegue para o álbum Converter do iPhoto e clique em Add. Na ação Copy Finder Items escolha a pasta “Converted Photos” que foi criada pelo usuário. Configure a ação Apply ColorSync Profile to Images, clicando no menu pop-up Profile, depois disso selecione Output e então escolha Black & White. Finalmente, em Change Types of Image, escolha TIFF no menu pop-up do To Type. 

 

automator04.jpg

Configure cada ação passo a passo e economize tempo em tarefas repetitivas 

Se o fluxo de trabalho for executado de dentro do Automator, as imagens do álbum são copiadas para o "Fotos Convertidas", colocadas em preto e branco e têm seu formato alterado para TIFF. Agora basta salvar o fluxo de trabalho e ele se torna uma aplicação do Automator. Da próxima vez em que isso precisar ser feito, basta despachar as imagens desejadas na pasta Converter e dar um clique duplo nessa aplicação. 

Redimensionando imagens
Os leitores identificados como Macnutjohn e Matthew Bushey complementaram a discussão sobre o Automator e escreveram: “esse aplicativo também pode ser usado para redimensionar imagens usado o ColorSync?”. Para esse tipo de operação, não seria recomendável utilizar o ColorSync, mas sim uma ação diferente do Automator. Faça o seguinte:

Como foi dito anteriormente, é possível escolher as imagens no iPhoto e então copiá-las para uma pasta no Desktop usando as ações Get Specified iPhoto Items e Copy Finder Items do Automator. É preciso criar um álbum para as imagens que serão alteradas – podemos usar a pasta Converter do exemplo anterior – e posicioná-lo na primeira ação. Então crie a pasta Fotos Convertidas no Desktop e deixe-o como pasta de destino na segunda ação. 

Foi aqui que anteriormente foram usadas as ações Apply Color Sync Profile to Imagens para convertê-las para preto e branco e Change Type of Images action para mudar o formato para TIFF. Você pode esquecer esta ações e pular direto para a alteração de tamanho das fotos, ou adicionar outra ação a esse fluxo de trabalho que muda o tamanho da imagem. 

Ação que você usa para isso é a Scale Images. Arraste-a para o fluxo de trabalho e será possível redimensionar a imagem em um menu pop-up para um tamanho específico de pixels (640, por exemplo) ou escolher uma porcentagem, como 75%.

O Automator também inclui uma ação Pad Images. A configuração padrão permite que ela mude as dimensões da tela de pintura, mas é possível fazer com que a ação mantenha as proporções da imagem antes de alterá-la. Há ainda a Crop Images que é utilizada para cortar imagens em tamanhos ou porcentagens pré-definidas. Na primeira opção, é possível redimensionar as fotos antes de cortá-las.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail