Home > Dicas

Saiba como usar uma rede wireless com serviços Wi-Fi

Acesso em hotspots públicos tem velocidade superior à encontrada nos acessos discados; provedores de internet oferecem serviços mais baratos que operadoras 3G

Monica Campi, repórter da PC WORLD

14/04/2009 às 15h20

WiFi_ilustra150.jpg
Foto:

wifi_ilustra150.jpgWireless Fidelity, ou apenas Wi-Fi, é a palavra mais utilizada quando o assunto é internet sem fio. Sabemos que essa expressão é usada para produtos ou serviços que seguem o conjunto de normas 802.11, que foi criado pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). A norma mais atual é a 802.11n, mas o padrão para conexão wireless segue sendo a 802.11b/g.

Apesar de usarem uma frequência de banda similar (em 2.4GHz), a principal diferença entre as normas 802.11b/g é a velocidade de transferência. Enquanto a 802.11b trafega com uma velocidade de até 11Mbps, a 802.11g suporta até 54Mbps. E esta vem sendo a velocidade padrão encontrada nos hotspots Wi-Fi.

Leia também:
> Como dimensionar uma rede sem fio para até 20 PCs
> Dicas para melhorar o sinal de sua rede sem fio
> Como montar uma rede sem fio e protegê-la
> Superguia de Wi-Fi

Os hotspots são locais públicos que possuem cobertura de internet sem fio. Na America Latina, a principal fornecedora de infraestrutura Wi-Fi é a VEX, que possui mais de 8 mil pontos de conexão wireless no Brasil e no exterior (abrange mais de 17 países). É possível encontrar hotspots em shoppings, hotéis, aeroportos, restaurantes, cafés, universidades ou onde existir um logo “Wi-Fi Zone”.

Para acessar uma rede Wi-Fi pública você precisa possuir um notebook ou um dispositivo handheld (PDA, Smartphone, PocketPC) que tenha a funcionalidade Wi-Fi embutida, ou então adquirir uma placa wireless (que seja compatível com os padrões Wi-Fi, 802.11b ou 802.11g).

Além disso, o usuário precisará comprar o acesso com cartão de crédito, via e-commerce, ou contratar os serviços de algum provedor de acesso como UOL, IG, Terra ou Globo.com (veja tabela abaixo com informações sobre esses serviços).

tabela_wifi_580

Clique aqui para ver a tabela em tamanho maior

A partir daí você precisará se deslocar até encontrar um ponto de acesso Wi-Fi. Para se conectar à internet pelo computador, clique no ícone da rede sem fio que aparece no canto inferior direito da barra de tarefas. Se estiver usando um dispositivo portátil, vá até o menu de acesso à rede wireless.

wifi_tela1.jpg

Ao abrir a janela do serviço de Conexão de Rede Sem Fio, clique no botão “Atualizar lista de redes” e você verá os pontos próximos disponíveis para acesso. Selecione a rede de acesso Wi-Fi (Vex ou Speedy Wi-Fi, se for assinante Terra) e clique em Conectar.

wifi_tela2_350.jpg

Automaticamente, ao se conectar, você será direcionado à página inicial da rede de acesso, onde deverá escolher o provedor de acesso, inserir login e senha. Depois disso, você estará pronto para navegar.

Caso a página não abra, verifique se você possui algum proxy configurado na sua máquina. Clique em "Ferramentas" no seu navegador, acesse o item "Opções da Internet", escolha a aba "Conexões", depois "Configurações da LAN" e desabilite "Servidor Proxy", clique em "Ok".

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail