Home > Dicas

Saiba controlar os gastos dos seus filhos na loja de aplicativos da Apple

Dicas ajudam a desabilitar as opções de compra ou dar uma certa autonomia para as crianças equiparem seus iPhone e iPads com programas

Macworld / EUA

07/04/2011 às 15h45

Foto:

A App Store torna rápido e fácil a compra e o  download de aplicativos em seu aparelho iOS. Mas para os pais de crianças donas/usuárias de um iPhone, iPad ou iPod Touch, esse processo pode ser um pouco "fácil demais". Há notícias de crianças responsáveis por contas absurdas nos cartões de crédito dos pais, em razão da loja da Apple. E apesar de a empresa ter feito alterações no sistema de compras, parte da responsabilidade de entregar um aparelho iOS “seguro” para os filhos continua sendo dos pais.

Se o seu iPad ou iPhone cai ocasionalmente nas mãos de seus filhos, há alguns passos simples para evitar compras indesejadas. Primeiro, o mais óbvio (apesar de com frequência ser negligenciado); escolha uma senha forte. Se o seu código secreto for algo que seu filho possa adivinhar facilmente, então qualquer outra medida que você tome terá eficácia limitada.

Além disso, lembre-se de que há uma “janela” de cerca de 15 minutos após realizar uma compra na App Store ou iTunes Store durante a qual não é preciso digitar novamente sua senha (e uma janela parecida para compras dentro dos aplicativos). Por isso, tenha cuidado ao repassar seu aparelho.

Já para os pais que têm filhos com seus próprios aparelhos iOS, há algumas opções a mais. Uma alternativa é configurar o gadget para que seu filho não possa comprar nada das lojas virtuais da Apple. Mas se você prefere uma abordagem com um pouco mais de independência, dá comprar gift cards (cartões com determinados valores) para ele.

Vamos falar de ambos os processos abaixo (note que, apesar de muitas das imagens serem de um iPhone, as mesmas instruções também são válidas para um iPod Touch ou iPad).

Opção 1 Desabilite as compras
Se você é um pai/mãe que está prestes a dar o primeiro iPod Touch ou iPhone para seu filho, seu primeiro passo deve ser it até Ajustes, Geral, Restrições no gadget. Essa ação não apenas permite que você desabilite muitos dos recursos e aplicativos embutidos do aparelho, incluindo Safari, FaceTime, recursos baseados em localização e mais – como também escolhe qual tipo de mídia seus filhos podem acessar (ou não).

Veja como desabilitar completamente compras na App Store e iTunes Store, assim como compras dentro dos aplicativos.

Passo 1: habilite as restrições – Vá em Ajustes, Geral, Restrições. Nessa tela, toque em Ativar Restrições. Será pedida então a criação e confirmação de um código de quatro dígitos. Lembre-se de escolher um que não seja fácil de seus filhos adivinharem.

Esse código é separado do que você usa para destravar seu telefone, mas lembre-se que se escolher usar a mesma senha nos dois lugares e informar o código para destravar aos seus filhos, eles também poderão desabilitar ou alterar as restrições.

manageiosapp01.jpg

Nessa opção, é possível desabilitar vários aplicativos nativos do sistema, incluindo as lojas online da Apple

Passo 2: desabilite a App Store e a iTunes Store – Depois de habilitar as restrições, haverá uma grande quantidade de opções para escolher. Se está preocupado com seus filhos instalando aplicativos, simplesmente mude para Off a chave Instalação de Aplicativos e a App Store será removida inteiramente do aparelho (mas os apps comprados anteriormente continuam funcionando). Se também quiser restringir a compra de arquivos de mídia na iTunes Store, basta mudar para Off a chave do iTunes e essa habilidade desaparecerá.

Passo 3: Desabilite as compras dentro dos aplicativos – Mesmo que a App Store esteja desabilitada, seus filhos ainda podem realizar compras dentro dos aplicativos já instalados no iPhone ou iPad. Felizmente, também é uma simples questão de desabilitar tal opção: apenas vá até a área Conteúdo Permitido e mude para Off a chave em Compras em Aplicativos. Agora, quando eles forem até a seção de compras dentro de aplicativos em qualquer programa, não serão listadas mais opções adicionais desse tipo.

Opção 2 Dê um gift card para seu filho - Como não é possível utilizar o recurso de “mesada” da iTunes Store (que exige um cartão de crédito com endereço de cobrança nos EUA para comprar os valores desejados), uma opção para os pais que têm contas norte-americanas (saiba como criar uma) é comprar gift cards para seus filhos.

Passo 1: Compre um gift card - Infelizmente, esse modo “pré-pago” de compras na loja da Apple não está à venda no Brasil, mas é possível comprá-los em uma viagem aos EUA ou pedir para algum amigo/conhecido fazer isso, já que eles estão à venda em formato físico também. Quem não tiver essa opção disponível, pode comprar um gift card em sites de leilão brasileiros. Os cartões estão disponíveis com créditos de 15, 25, 50 e 100 dólares.

Passo 2: Libere o valor  – Para utilizar os créditos dos seus gift cards, selecione a opção Redeem, na coluna direita da página inicial da loja, e digite os dados das contas dos seus filhos para colocar o valor desejado em cada uma delas.

Passo 3: Selecione qualquer restrição – Por mais que esteja dando aos seus filhos a habilidade de comprar seus próprios aplicativos, você ainda pode querer opinar sobre que tipo de apps estão liberados. Novamente, no aparelho iOS visite Ajustes, Geral, Restrições. Se já não tiver feito isso, toque na opção Ativar Restrições e escolha uma senha de quatro dígitos.

Na seção Conteúdo Permitido, é possível escolher os níveis apropriados de classificação para gêneros como músicas e podcasts, filmes, programas de TV e aplicativos. Em todos os casos – com exceção de músicas e podcasts – você pode escolher quais classificações são permitidas ou escolher desabilitar completamente todos os tipos de mídia desse tipo. Para a categoria músicas e podcasts, você simplesmente seleciona se material explícito é ou não permitido. E lembre-se de escolher o sistema de classificação do país da App Store que frequenta.

sfIV390

Games para iPhone, como "Street Fighter IV", não estão disponíveis na versão brasileira da App Store

Vale lembrar que a App Store brasileira possui aplicativos para iPhone e iPad (mas sem a categoria games, disponível na iTunes Store dos EUA e Argentina, por exemplo). Já a loja norte-americana é a mais completa, com diversas opções de conteúdo, como aplicativos, games, músicas, filmes e programas de TV (em inglês e sem legendas) para aparelhos iOS e/ou computadores de mesa/notebooks. Para saber como criar contas estrangeiras e baixar games e outros conteúdos não disponíveis por aqui, confira nossa dica especial sobre o assunto.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail