Home > Dicas

Saiba dividir projetos do GarageBand em faixas

Aplicativo não tem opção para inserir marcadores, mas isso não é problema; mostramos como separ um projeto por música

Macworld/EUA

17/08/2010 às 17h01

Foto:

O GarageBand, aplicativo da Apple, permite que os usuários criem e gravem músicas e podcasts, além de ter um recurso de aulas de violão e piano para iniciantes, entre outras ferramentas.

Porém, alguns usuários relataram que, ao gravar musicas consecutivas, o projeto do GarageBand coloca toda a produção em uma única faixa -  o que é um dos pontos negativos do programa, que não permite que sejam colocados marcadores de faixa na gravação, para que o conteúdo possa ser exportado separadamente.

É melhor salvar a faixa do GarageBand como uma única faixa AIFF e então abrir esse projeto único em um aplicativo diferente, que faça esse tipo de procedimento com mais facilidade. Para fazer isso, vá em Share, Export Song To Disk. Na janela que irá aparecer, certifique-se de que a opção para compressão não esteja habilitada. Agora, basta salvar a faixa no desktop. 

Para não ter gastos adicionais, faça o download de uma cópia do Audacity, editor de áudio open-source. Execute o programa e vá em Project, Import Audio (ou Command+I). Escolha a faixa salva do GarageBand e abra o arquivo – a música vai ser aberta na timeline do Audacity. 

 

garageband-project-interna

Apesar de ter muitas ferramentas, o programa peca em não separar o projeto em faixas

 Agora, clique na ferramenta de seleção no canto esquerdo superior da janela do aplicativo (representado pelo ícone de Ponto de Inserção) e clique logo no começo da faixa. Clique em Project, Add Label at Selection (ou Command+B) para criar um rótulo (melhor chamado de marcador) naquele ponto.

Mova até onde ocorre o fim de determinada faixa e, com a ferramenta de seleção ainda ativa, clique nesse ponto. Adicione outro marcador; faça isso até marcar todas as pausas. 

Depois disso, selecione File, Export Multiple. Na janela que será exibida, certifique que a opção Split Files Based on Labels está ativa. Escolha o local onde serão salvos os arquivos e clique no botão Export. Caso o programa pergunte o tipo de formato, escolha WAV, que mantém os arquivos com maior fidelidade ao original. O Audacity vai separar toda a música em faixas, baseado no local onde foram postos os marcadores. 

Com as faixas separadas, basta arrastá-las para o iTunes, criar e selecionar uma playlist com essas faixas, inserir um CD e clicar na opção para gravar o CD com o material.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail