Home > Dicas

Saiba importar imagens com facilidade no iPhoto

Confira dicas para capturar e mover mais rapidamente fotos recebidas por e-mail ou baixadas da internet

Macworld/EUA

02/04/2009 às 12h07

Foto:

Se você faz muitas importações para o iPhoto de fotos que já estão no seu Mac – talvez você esteja migrando por outra ferramenta de administração de fotos, ou acabou de baixar 1.500 fotos tiradas por parentes na última reunião de família – aqui vão dois truques que você pode usar para controlar e facilitar o processo de importação.

Você pode, é claro, usar a ferramenta de importação embutida no iPhoto, mas isso pode ser problemático. Considere aquelas 1.500 fotos da reunião de família; talvez elas estejam organizadas em pastas no Finder, e você quer arrastar essas pastas em um álbum separado, que já existe no iPhoto. No iPhoto’09, pelo menos, você pode juntar todas essas pastas – apenas arreste-as, uma depois da outra, para os álbuns que você criou no iPhoto, e o iPhoto vai importar cada uma delas na sequência. Infelizmente, não há um indicador de status de grupo, então você não poderá prever quando a importação estará pronta. Mas pelo menos funciona.

O segundo truque é potencialmente mais útil, já que pode ser usado por diversos propósitos. Como você provavelmente já sabe, o iPhoto armazena suas imagens em um lote, que é uma pasta que aparece como um arquivo no Finder. Dentro desse lote há uma pasta especial que leva o iPhoto a importar automaticamente qualquer imagem jogada nessa pasta. Nós vamos “pegar emprestada” essa pasta para criar nossa própria ferramenta de auto-importação do iPhoto, e é incrivelmente simples de fazer.

No Finder, navegue até a pasta do iPhoto Library, que normalmente fica dentro da pasta Pictures do seu usuário. Clique segurando a tecla Control na pasta e selecione Show Package Contents no menu pop-up. Na nova janela que se abrir, você verá uma pasta chamada Auto Import. Pressione as teclas Command e Option (o que vai forçar o Finder a criar uma cópia) e então arraste o Auto Import para seu Desktop ou qualquer outro lugar conveniente para armazenamento. Confira o pequeno ícone de flecha na pasta enquanto estiver arrastando; isso indica que o Finder vai, realmente, criar uma cópia quando você soltar o arquivo.

Uma vez que você solte a pasta, está pronto - esteja à vontade para mudar o nome da cópia (‘Importador do iPhoto’, por exemplo, ou o que você preferir), mas você não precisa fazer isso. Agora, sempre que quiser importar uma ou mais fotos para o iPhoto, apenas arraste para essa cópia. Se o iPhoto estiver rodando, ele vai importar os arquivos imediatamente. Se você recebe muitas fotos via e-mail ou pela internet, essa é uma das melhores formas de importá-las para o iPhoto.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail