Home > Dicas

Saiba instalar o Windows 8 em um Mac sem modificar o sistema operacional

Com algumas ferramentas, é possível virtualizar o Windows 8 Developer Preview dentro do Mac OS e saber o que vem por aí no mundo dos PCs

William Marchiori, para a Macworld Brasil

15/09/2011 às 12h22

Foto:

Enquanto a Apple se prepara para o lançamento do iPhone 5, o mundo dos PCs está agitado com o Windows 8 Developer Preview, uma prévia do novo sistema operacional da Microsoft que foi liberada nesta semana. 

Se você está curioso para saber o que vem por aí no sucessor do Windows 7, mas não tem um PC, saiba que é possível instalar a versão prévia em qualquer computador Mac por meio do assistente Boot Camp. E existe uma forma mais fácil e menos trabalhosa: a chamada virtualização.

win8-parallels.png
Windows 8 no Mac OS, dentro de uma máquina virtual

Testando o Windows 8 com o Parallels Desktop
Fizemos um teste e conseguimos instalar o Windows 8 em um MacBook Pro 13'' (2011) com o OS X Lion por meio da ferramenta de virtualização Parallels Desktop e tudo funcionou perfeitamente. Para começar, baixe o Windows 8 Developer Preview no site da Microsoft. Com o arquivo .iso em mãos, você precisará de uma ferramenta de virtualização. Para este teste, recomendamos o Parallels Desktop 7, que pode ser baixado no site oficial da empresa e testado gratuitamente por 14 dias.

Com o software instalado, vá em "File" > "New", escolha a opção "Install Windows from DVD or image file" e clique em "Continue". Agora, na opção "Install from", escolha "Choose from an image file...", localize o arquivo .iso do Windows 8 Developer Preview que você baixou e clique novamente em "Continuar".

win8-parallels-3.jpg
Na configuração, escolha "Other Windows"

O Parallels Desktop exibirá uma mensagem de erro e perguntará qual versão do Windows você está tentando instalar; escolha a opção "More Windows" > "Other Windows" e clique em "Ok". Escolha um nome para o seu sistema virtual na tela seguinte, clique uma última vez em "Continue" e pronto! Uma nova janela aparecerá e a instalação do Windows 8 começará automaticamente.

win8-parallels-1.jpg
A instalação do Windows 8 Developer Preview é muito simples e lembra a do atual Windows 7

Depois de instalar, como este vídeo demonstra, o Windows 8 Developer Preview estará pronto para usar. Aqui levou apenas 16 minutos para que ele ficasse pronto - e já brincamos um pouco com a nova versão do sistema, que indiscutivelmente seguiu alguns dos passos adotados pelo OS X Lion. E você, o que acha do novo Windows?

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail