Home > Notícias

Saiba o que a Apple pode apresentar no evento desta quarta, 12/9

Após divulgação do convite, apostas sobre iPhone 5 aumentaram ainda mais. Mas será que o iPad mini, iOS 6 e novos iPods também chegam na quarta, 12/9?

Macworld / EUA

04/09/2012 às 19h10

Foto:

A Apple acabou com diversos rumores nesta terça-feira, 4/9, ao enviar os convites oficiais para seu evento especial para a imprensa que acontece no próximo dia 12. É óbvio que agora que sabemos que um evento realmente vai acontecer, começam as especulações de verdade.

Um novo iPhone é provável, com base na pista deixada pelo convite. Mas o que mais a empresa pode apresentar na próxima quarta no centro de convenções Yerba Buena Center, em San Francisco?

Novo iPhone

A imagem do convite (abaixo) traz a frase “Está quase aqui”, com a sobra da data formando um número 5 abaixo. Então, sim, é provável que vejamos o sucessor do iPhone 4S fazer sua estreia oficial em breve. Apesar de muitas pessoas terem especulado que o iPhone poderia adotar o mesmo sistema de nomenclatura do iPad e simplesmente ser apresentado como “o novo iPhone” – afinal de contas, o iPhone 4S é tecnicamente a quinta geração do aparelho – o convite implica outra coisa. Por isso, certamente parece que podemos ficar presos aos números até a geração seguinte do produto.

appleeventoiphone5.jpg

Entre os recursos mais prováveis que podemos ver no novo iPhone estão algumas características já presentes em rivais Android, como conectividade 4G/LTE e uma tela maior de 4 polegadas – atualmente o iPhone tem 3,5 polegadas. Além disso, rumores também indicam que um novo conector dock menor pode aparecer, dando mais espaço para a entrada do fone de ouvido finalmente migrar para a parte inferior do smartphone, assim como já acontece no iPod Touch. O dock atual tem 30 pinos e espera-se que o novo tenha no máximo 19 pinos. O último das novidades mais prováveis para o iPhone 5 é uma nova e melhorada câmera em relação a atual, que tem 8MP (parte traseira). Talvez também já seja hora para a Apple melhorar a câmera frontal do aparelho, com a maioria dos Macs agora tendo uma câmera FaceTime HD para videoconferência e a habilidade para usar esse recurso via 3G/4G a partir do iOS 6.

Entre as melhorias com menos chances de aparecer estão uma bateria melhor e mais durável, novos fones de ouvido e uma estrutura mais espessa, até porque os painéis frontal e traseiro do aparelho são de vidro.

A chegada de pagamentos wireless ao iPhone foi comentada depois que alguns aparelhos Android ganharam essa função por meio do sistema de pagamento Google Wallet. Mas com o espaço interno cada vez mais disputado no produto da Apple, é improvável a adição da tecnologia NFC (Near Field Communications), que exigiria não apenas um novo chip, mas também uma outra antena.

iPad novo

Logo depois dos rumores de um sexto iPhone estão as especulações sobre um modelo menor do tablet da companhia, que atualmente lidera esse mercado. Chamado de “iPad mini”, o suposto aparelho teria uma tela de 7,85 polegadas e chegaria para competir em um segmento ocupado em sua maioria por tablets Android e o Kindle Fire (que usa uma variação do sistema do Google).

Dito isso, duvidamos que um iPad menor apareça nesse evento. Parece improvável que a Apple vai querer diminuir a apresentação de um novo iPhone – sua linha de produtos mais importante atualmente – ao introduzir um aparelho totalmente novo. Alguns rumores sugeriram que um segundo evento sobre esse novo iPad poderia acontecer em outubro, por isso talvez voltemos a essa questão em breve.

nexus7_435-2.jpg

Rivais como Nexus 7 (foto), do Google, podem fazer Apple lançar o iPad mini

Novos iPods

E o “primo” do iPhone, o iPod Touch? Um novo iPod Touch é possível – especialmente pelo fato de que a Apple não lançou um modelo radicalmente novo no ano passado. Mas há alguns fatores que atrapalham um anúncio desses, e nenhum deles é técnico.

Primeiro, assim como o suposto iPad mini, é improvável que a Apple queira diluir o anúncio do novo iPhone. Apesar de muitas pessoas pensarem que o iPod Touch é um iPhone sem telefone, esse não é um ângulo que a Apple tenha apoiado – aos olhos da empresa, o iPod Touch é aparelho de consumo de mídia e games. Ligar os dois no evento da próxima semana não ajuda em nada o iPhone.

E uma vez que você menciona o iPod Touch, há a expectativa de que você também vai discutir toda a linha de iPods. Os iPods tradicionais (Shuffle, Nano e Classic) vão sobreviver ou o Touch vai tornar-se o “O iPod” enquanto os outros desaparecem silenciosamente? A partir da perspectiva da Apple, isso é ainda pior. A companhia sem dúvidas vai atualizar a linha de iPods, mas apostamos que fará isso em outra oportunidade.

iOS 6

Nós ouvimos falar um pouco já sobre o iOS 6 durante a WWDC 2012 (Worldwide Developers Conference); como a Apple anunciou que o novo sistema será lançado nos últimos meses desse ano, é provável que vejamos uma repetição de recursos já anunciados – e talvez algumas poucas surpresas.

ios6_390.png

Recursos exclusivos do iPhone: O próximo iPhone será o melhor e mais recente aparelho da Apple – por isso, não é surpresa que a companhia possa estar guardando uma pequena surpresa para a sua estreia na semana que vem. O iPhone 4S teve o Siri de surpreendente; o novo modelo pode não ter algo tão grande, apesar de já terem circulado rumores do AirPlay Direct, um suposto recurso que te permitiria enviar áudio e vídeo para um aparelho AirPlay sem uma rede wireless intermediária.

Além disso, também é bem provável que a companhia anuncie mais detalhes do Passbook. O recurso é uma espécie de “carteira virtual”, funcionando como uma central para o usuário armazenar seus cartões de valor juntamente com versões digitais de ingressos de shows, por exemplo. 

No terreno do “talvez”, temos outros itens como melhorias para o sistema de mapas do iOS, que agora não utiliza mais os dados do Google, mas sim do TomTom; novos truques do Siri; e um aplicativo separado para áudiolivros a exemplo do que aconteceu recentemente com a chegada de um app específico para podcasts.

E você, o que acha que a Apple vai apresentar na próxima quarta, dia 12? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail