Home > Notícias

Saiba o que ainda falta no iOS 4

Mesmo com mais de 100 novos recursos, sistema operacional móvel da Apple não agradou a todos; veja o que poderia ser incluído

PC World / EUA

23/06/2010 às 13h28

Foto:

Em comparação aos upgrades de software da maioria dos telefones, as atualizações da Apple para seu sistema operacional (antes conhecido como iPhone OS), oferecem pouco suspense e incerteza.

Você não precisa ficar sentado pensando se o seu aparelho vai rodar o iOS 4, e quando sua operadora vai liberá-lo – os donos de iPhone e iPod Touch, com exceção dos modelos da primeira geração que não suportam o sistema, podem fazer o upgrade sozinhos. É uma enorme vantagem o fato de a Apple controlar seu próprio hardware, software e mecanismo para entregar atualizações de sistema.

Saiba mais:

- Usuários reclamam de bugs do iOS 4

- Review: iOS 4

No entanto, comparado à maioria dos upgrades de telefones – incluindo os iPhones anteriores – o iOS 4 também é mais o início de um processo do que um passo próprio à frente. Graças à escola de design da Apple, ele adiciona vários recursos que parecem necessidades básicas, mesmo nunca tendo estado presentes no sistema. Ao que parece, a Apple encerrou o conserto de grandes buracos, mas se sinta livre para discordar disso.

wwdcjobs36.jpg

Jobs durante o anúncio do iOS 4 na WWDC 2010; apesar do aguardado multitarefa, sistema ainda precisa de ajustes.

Mas aqui está a razão pela qual o iOS 4 parece mais com o início de algo do que uma conclusão: seu recurso carro-chefe é inquestionavelmente o multitarefa, que fornecerá grandes benefícios apenas quando os aplicativos forem habilitados pelos desenvolvedores.

O sistema inclui um total de 1.500 APIs (Interface de Programação de Aplicativos) que fornecem novas competências aos criadores. O mais interessante sobre o iOS 4 é o seu potencial como uma plataforma, mais até do que seus recursos já disponíveis. Legal, certo? Mas pode ser ainda melhor.

Segue abaixo uma lista de recursos que não exigem hardware novo, e os quais você pode prever que a Apple talvez decida implementar...

•    Busca pelo texto completo em mensagens do Mail,  restauradas localmente ou no servidor.

•    A habilidade de armazenar mais do que 200 mensagens em um iPhone (com certeza algumas pessoas devotariam a maior parte dos 32GB de um iPhone para sua caixa de entrada, se isso fosse possível).

•    Mairo controle sobre o tempo que o telefone leva para se bloquear.

•    Widgets de terceiros (o iOS 4 dá um pequeno passo nessa direção com seus controles de tocador de músicas, que funcionam com apps terceirizados como o Pandora).

•    Widgets que possam ser exibidos quando o telefone está bloqueado – para que você possa checar seu próximo compromisso no calendário, por exemplo.

•    A habilidade de criar um comportamento do iPhone como um hotspot móvel MiFi (isso provavelmente será algo padrão para smartphones quando o iPhone 5 for lançado...o que não significa que a Apple e a AT&T vão habilitar isso).

•    O software Swype, que permite inserir texto de forma mais fácil, deslizando os dedo. E reconhecimento de voz em mais softwares do celular – pelo menos por meio de um API que permita que uma companhia como a Dragon forneça o serviço.

Por enquanto é isso. E você, o que acha que ainda falta no iOS?

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail