Home > Dicas

Saiba o que fazer caso o PC não reconheça toda a memória RAM instalada

Versões de 32 bits do Vista não conseguem enxergar mais de 3 GB de RAM. Mas o problema também pode ser físico; confira.

Fernando Petracioli, especial para PC WORLD

04/04/2008 às 17h28

memoria_ram_150.jpg
Foto:

Reportagem feita a partir de dúvida de leitor; saiba mais

memoria_ram_150Um leitor escreve para nós e diz que tem instalada uma determinada quantidade de memória RAM em seu PC, e no entanto seu sistema reconhece apenas parte desse total. Ele quer saber o que deve fazer para que sua máquina utilize toda a capacidade instalada.

Uma possibilidade que devemos citar – que se trata de uma exceção – é o caso do Windows Vista de 32 bits. Esta versão do sistema operacional, em uma máquina com 4 GB de memória instalados, por exemplo, reconhece apenas até cerca de 3 GB, variando de PC para PC. Já a versão de 64 bits do Vista não tem esse problema.

A Microsoft diz que essa diferença se deve à reserva de memória: "A memória disponível para utilização pelo Windows Vista pode variar entre diferentes máquinas, uma vez que ela é diferente da memória total instalada. Essa diferença representa a memória que está sendo utilizada ou está reservada para BIOs, por exemplo, sendo assim, fica indisponível para o Windows."

A empresa indica a URL http://support.microsoft.com/default.aspx/kb/929605 para mais informações em seu site.

Comedores de memória
Outra probabilidade: se sua placa de vídeo é onboard, uma certa quantidade de memória RAM é reservada exclusivamente para processamento de vídeo. Assim, se consultarmos as informações do sistema no Painel de Controle do Windows, veremos um número inferior ao instalado.

Essa diferença corresponde justamente ao que foi alocado para gráficos. No entanto, se fizermos essa verificação pelo BIOS, veremos discriminados o total de memória e a reserva para placa de vídeo, o que significa que o reconhecimento é integral.

Leia também:
> Baixe programa para identificar quem está devorando a memória do PC
> Faça um inventário no PC e descubra que componentes estão instalados
> PC lento: identifique a causa e acabe com ela
> HD fragmentado também atrapalha; resolva
> Monitore os processos que estão rodando no seu PC
> Fique de olho na temperatura da placa-mãe
> Galeria: Conheça os notebooks mais leves do mundo

Uma terceira possibilidade que devemos considerar é um problema de ordem física e que pode estar relacionado a dois itens específicos: slot de entrada da RAM; ou o pente de memória propriamente dito.

++++

memoria_ram_150Por exemplo, no caso de um computador que tenha 2 pentes de 1 GB cada um conectados aos slots, e o sistema só reconheça 1 GB de memória no total, há algum problema – ou em um slot, ou em um pente, ou tanto no slot como no pente. Afinal deveriam ser reconhecidos 2 GB ao todo.

René Ribeiro, analista de testes da PC World explica: "Não há nada que devemos configurar num sistema para que a memória RAM seja reconhecida. Se ‘espetarmos’ 4 GB nos slots de RAM, os 4 devem ser reconhecidos", diz. E completa: "Além disso, o BIOS sequer oferece qualquer opção de ação sobre a memória; ao consultar informações sobre esse componente, podemos apenas visualizar o que está instalado, sem possibilidade de modificações".

O que deve ser feito
E como resolver este problema? É trabalho braçal: devemos trocar um pente instalado por outro que esteja funcionando em normalidade em outro computador. Caso o sistema reconheça a nova totalidade de memória RAM instalada, o problema está provavelmente no primeiro pente. Se não houver o reconhecimento mesmo com pente que sabemos que está OK, a questão está relacionada com o slot.

Nessa situação, devemos também fazer o processo inverso, para checar se não é o caso de tanto pente quanto slot estarem defeituosos. Da seguinte maneira: pegamos o mesmo pente da nossa máquina e o encaixamos em um slot de outro computador que temos certeza que está funcionando. Se o outro PC não reconhecer, então também há problemas com o pente de memória.

Mais destaques da PC World:
> Sete dicas para acelerar um PC com Windows Vista
> Dê um gás no seu PC com Vista
> Faça buscas mais rápidas no PC
> 30 aplicativos que podem ser muito úteis no dia-a-dia
> Galeria: Conheça o mundo dos iClones

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail