Home > Dicas

Saiba o que fazer quando a “bola colorida da morte” aparece no seu Mac

O cursor giratório pode ficar um bom tempo na tela do seu equipamento; veja o que pode ser feito para resolver o problema

Macworld/EUA

20/06/2011 às 15h56

Foto:

Popularmente conhecida como “’Bola de praia – ou pião – colorido da morte”, esse cursor é uma praga que afeta usuários de Mac ao redor do globo. Ele é um aviso que diz: “O Mac não travou, mas está ocupado. Por favor, aguarde”. É preciso um pouco de paciência para que ela simplesmente vá embora. Mas e se ela demorar muito?

Leia mais:
5 dicas para saber por que o Mac está lento
Saiba o que fazer quando o Mac trava
Como criar partições no HD do seu Mac

Às vezes, a BPCM aparece por uma boa razão – quando o Mac precisa gastar uma certa quantidade de tempo para lidar com determinadas tarefas. Por exemplo, ela pode surgir quando a máquina está recuperando e indexando seis meses de e-mails antigos ou organizando uma gigantesca biblioteca do iTunes. Nesses casos, dê o tempo necessário ao Mac para terminar o trabalho.

Entretanto, se você vê esse ícone com frequência e não reiniciou o Mac há algum tempo, esta pode ser uma boa hora – ao fazer isso, as coisas podem voltar ao normal.  Se, porém, o ícone persistir mesmo após "rebootar" o computador, execute o Monitor de Atividade (que pode ser encontrado em Aplicativos, Utilitários) para verificar se algum software em especial ou processo está exigindo muito do processador. Se sim, considere fechá-lo e procurar updates para a aplicação. 

 

boladepraiacoloridadamorte01.jpg

Cursor colorido:  "estou pensando"

A bola colorida também pode dar as caras se não houver memória RAM suficiente ou se o espaço em disco estiver limitado. Nesses casos, o ícone  aparece em qualquer lugar, até mesmo no Finder. E, claro, se uma aplicação estiver muito ocupada, a BPCM também aparece. Forçar o encerramento dá conta do recado; para fazer isso do Monitor de Atividade, procure o processo na lista e vá no botão Encerrar Processo, no topo da tela. Outra maneira de fazer isso é pressionar Command-Option-Esc; no menu que surge, escolha o programa que está se comportando mal e vá em Forçar Encerrar.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail