Home > Notícias

Saiba por que a resistência dos usuários ao Vista ainda é grande

Se você não vê necessidade de um upgrade, não está sozinho. Muitos ainda optam pelo XP mesmo em computadores novos.

PC World/EUA

06/02/2008 às 17h54

resist_vista_150.jpg
Foto:

resistencia_ao_vista_150O Windows Vista está sofrendo uma dura concorrência de um adversário inimaginável: o Windows XP. Um sistema operacional de seis anos de idade está mostrando força surpreendente mais de um ano após o lançamento completo de seu sucessor. Em abril, a Dell reconheceu uma contínua demanda pelo XP e continuou oferecendo a versão como opção em novos sistemas. Em julho, o principal executivo de finanças da Microsoft, Chris Liddell, alterou para cima o porcentual do total de vendas de sistemas que a companhia espera que o XP atinja no ano fiscal de 2008, de 15% para 20%.

Leia também:
> Vista SP1 e Windows Server 2008 vazam em redes P2P
> Um outro olhar sobre o Vista SP1

Finalmente, em agosto, a Microsoft anunciou o Service Pack 2c do Windows XP. E a empresa pode vender o sistema para companhias até 31 de janeiro de 2009.

A postura cautelosa de Mark Sanford, um desenvolvedor de softwares de 40 anos, de São Francisco, Califórnia, parece típica de vários usuários. Seu PC – com CPU de 3 GHz, 2 GB de memória e com uma placa de vídeo de 256 MB – poderia trabalhar com o Vista, mas ele diz que não tem planos de ir além do XP.

Sanford afirma que teve que aprender as peculiaridades do XP e que tem sua rede e seus softwares rodando sem problemas no antigo sistema operacional. “O XP é bom o suficiente”, diz. Assim, nada lhe faz pensar em abandoná-lo e, da mesma forma, nada o atrai para aderir ao Vista.

As vendas do Vista não estão batendo as do XP nas lojas. Chris Swenson, diretor de análise do NPD Group, afirma que de janeiro a julho deste ano, as vendas do XP responderam por saudáveis 42,3% da procura de online e de lojas físicas de sistemas operacionais no varejo. Em contraste, de janeiro a julho de 2002, após o lançamento do XP em outubro do ano anterior o Windows 98 foi responsável por apenas 23,1% das vendas (o Windows ME foi lançado depois do 98, mas ele não substituiu o sistema antigo).

++++

resistencia_ao_vista_150Migrar ou comprar um PC novo?
Claro que as vendas no varejo são só uma parte da história. Com o preço dos PCs caindo nos últimos anos e com os altos pré-requisitos do Vista, é muito mais fácil, de acordo com Swenson, para as pessoas comprar um novo computador do que fazer um upgrade no antigo. E a grande maioria dos usuários do Vista migrou para o novo sistema operacional justamente porque adquiriu máquinas novas

Entre os visitantes do site da PC WORLD americana, não há grandes sinais de migração. Os números da contabilização apontam para cerca de 10% das máquinas dos leitores com o Vista em setembro. No Brasil, o quadro não é muito diferente.

Apenas 6,8% dos visitantes do endereço www.pcworld.com.br tinham o Vista instalado. O XP ainda persiste em nada menos que 76% das máquinas dos leitores americanos da publicação e em 86% dos brasileiros.A satisfação com o XP pode fazer com que muitas pessoas nem olhem a caixa do Vista nas lojas, mas um outro fator, mais surpreendente, pode levar outros a comprar uma nova cópia do XP: a Apple.

resistencia_ao_vista_tabelaHá alguns anos, mudar para um Mac significava dizer adeus a todos os seus softwares do Windows. Mas os atuais Macs com processador Intel felizmente podem rodar o Vista ou o XP, tanto de forma nativa com o Boot Camp, da Apple, quanto de maneira virtualizada, com o Parallels ou o VMWare Fusion – se o usuário tiver comprado também uma cópia do Windows.

Foi exatamente isso que a mãe de Sanford fez recentemente, quando comprou um MacBook novo, pretendendo rodar o Windows na máquina. Dadas as opções entre uma cópia do Vista, que podia ou não rodar os seus softwares do Windows, e uma cópia mais barata do XP que com certeza rodaria, ela escolheu pelo XP.

Da mesma forma, muitos gamers estão optando por comprar o sistema operacional antigo. Michelle Pearcy, gerente da área de software da Dell, diz que a grande maioria dos consumidores que compra PCs novos escolhe o Vista, mas as decisões que levam os games em conta são um nicho que parece preferir o XP.

Uma razão, segundo ela, é a escassez de jogos que tiram proveito do DirectX 10 do Vista. Além disso, a performance e as compatibilidades encontradas em um novo sistema operacional podem ser bobagem para um usuário cotidiano, mas para os gamers isso é vital.

E as corporações também estão compreensivelmente receosas. O Vista melhorou a segurança e alguns novos recursos poderiam ser uma bênção para as empresas. Mas as equipes de TI, que passaram os últimos seis anos arredondando as redes para XP e treinando usuários, são contrárias à idéia do upgrade para um novo sistema antes que ele já tenha tido tempo para se estabelecer.

++++

resistencia_ao_vista_150“Muitos estão esperando pelo SP1”, diz Michael Gartenberg, diretor da Jupiter Research. Mas essa espera tem data para acabar, já que a Microsoft anunciou que irá lançar a versão final desse complemento no primeiro bimestre de 2008.

De acordo com comunicado da Microsoft, o SP1 beta para o Vista vai trazer melhorias na área de segurança, confiabilidade e desempenho, além de mais suporte para novos hardwares. A empresa vai continuar a introduzir drivers para se compatibilizar com as novidades eletrônicas, sacudindo os números do Vista, de 1,7 milhão em janeiro de 2008 para 2,2 milhões em julho. Mas o SP1 “não oferecerá novos recursos substanciais para o sistema operacional”, diz o documento.

O BitLocker Drive Encryption receberá um upgrade, e companhias de segurança terão acesso às tão aguardadas interfaces para trabalhar com a versão 64 bits do patch de proteção do kernel. A Microsoft diz ainda que o Service Pack aumentará a confiança nos sistemas atualizados de XP para Vista e haverá maior compatibilidade com drivers de impressoras.

Desempenho refinado

Após o lançamento do SP1, o Vista deve ficar mais rápido para copiar e extrair arquivos, e deve também voltar mais rapidamente do modo de hibernação. Engenheiros da empresa devem corrigir um bug envolvendo navegação lenta nos arquivos compartilhados em rede, bem como a demora de 10 segundos para o prompt de senha abrir quando você aperta Ctrl+Alt+Del, para se logar depois de ligar o PC.

++++

resistencia_ao_vista_150Poderemos ter uma melhoria em relação a games a partir do momento que o SP1 fornecer suporte para Direct3D 10.1, o que expande a API (interface de programação de aplicativos), permitindo que os fabricantes de jogos “tirem melhor proveito da nova geração do hardware gráfico Direct3D”, segundo a Microsoft.

Apesar de não ter gostado nada de ter que rever suas previsões para 2008 – contabilizando mais pessoas que comprarão o XP – o CFO da Microsoft, Liddell, diz que a receita esperada proveniente de sistemas operacionais “continuará exatamente a mesma”, e o limite mínimo dado por Redmond já estaria bom.

Download:
> Turbine a velociade do Vista
> Dome o Windows (Vista e XP) com essa seleção de utilitários

“A empresa vai ser remunerada de uma forma ou de outra.” Esses ajustes, juntamente com os outros prometidos para o SP1, podem ser o suficiente para seduzir usuários e corporações hesitantes para o novo sistema operacional.

Mas quando janeiro chegar, você pode não ter muita escolha, mesmo que ainda esteja em cima do muro. A venda do XP deve chegar ao fim em janeiro próximo para os usuários finais de PCs, de acordo com os planos da Microsoft. Já o mercado corporativo ainda terá uma janela: o novo SP2c para Windows XP estará disponível em janeiro de 2009.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail