Home > Dicas

Saiba quais acessórios atuais também funcionam com o iPhone 4

Apesar de algumas incompatibilidades, maioria dos equipamentos desenvolvidos para o 3GS trabalha com o novo celular

Macworld / EUA

01/07/2010 às 17h45

Foto:

Uma das perguntas mais frequentes sobre o novo iPhone 4 (celular lançado dia 24/6 nos Estados Unidos, e que deve chegar ao Brasil no quarto trimestre) é em relação a quais acessórios das versões anteriores do aparelho funcionam no recém-lançado modelo do smartphone.

Dado que os novos modelos de iPhone e iPod tiveram, no passado, mudanças nos circuitos que tornaram a maioria dos acessórios da época obsoletos, além do próprio design físico do iPhone ser muito diferente dos aparelhos anteriores, esses pontos devem ser observados. Acessórios incluem cases, fones de ouvido e headsets, microfones, e teclados, entre outros.

Cases

casesiphone.jpg

Por causa do novo formato do iPhone 4, os cases para iPhones já existentes obviamente não vão servir. Em comparação ao 3GS,o novo celular é mais fino no meio, menos arredondado nos cantos e mais compacto no geral.  Algumas empresas começaram a produzir cases para o iPhone 4 antes mesmo de o aparelho ser lançado, e nem todos se encaixam da maneira que deveriam.

Alguns mais antigos para iPhone 4 acoplam no tamanho correto, mas em alguns a usabilidade dos botões de volume e power, por exemplo, é prejudicada. E em outros a capa não oferece abertura suficiente para as câmeras e flash. Na hora de comprar um case para o novo iPhone, é recomendável testá-lo primeiro, ou escolher uma loja que tenha garantia de troca.

Outra opção de proteção para o iPhone é o filme protetor colocado na tela do aparelho, ou mesmo em todo o celular, vendido por empresas como InvisibleShield (http://www.zagg.com), Bodyguardz (http://nluproducts.com) e Power Support (http://www.powersupportusa.com/), para usuários que se preocupam riscos no aparelho.

 

Fones de ouvido e headsets

headiphone.jpgO fone de ouvido do iPhone 4 apresenta as mesmas funções que os aparelhos anteriores e os modelos de iPod apresentam. Ele funciona com som estéreo padrão e com miniplug de 3.5mm, assim como os headsets estéreo (da Apple e  de outras empresas) que incluem no fio controle remoto e microfone (o iPhone 4 inclui o controle de três botões da Apple: play/pause, aumentar volume e abaixar volume, mais o microfone).

Ao usar o aplicativo do iPod, o botão de play/pause funciona do mesmo jeito que nas versões mais recentes dos produtos da Apple: um toque alterna a execução, duas vezes passa para próxima faixa, três vezes toca a faixa anterior e, ao pressionar e segurar, ativa a ferramenta de Controle de Voz do iPhone. Ao usar o aplicativo do telefone com o headset, o microfone e o auto-falante do celular são desligados para favorecer o microfone e o fone do headset, e o botão de play/pause no fio executa funções  relacionadas ao telefone.

O microfone no fio do headset também funciona em aplicativos que utilizam recursos de voz, incluindo o app de Lembretes de Voz. Ele também opera com o aplicativo de câmera de vídeo, e o botão play/pause tem função gravar/pausar.

 

Microfones
Os microfones de fones de ouvido ou headsets, compatíveis com iPhones ou iPods gravam áudio em mono (em um aplicativo que suporte gravação). Esses microfones também funcionam com o aplicativo do Skype (http://migre.me/TmiB) e outros similares.

headsetiphone.jpgEm contrapartida, microfones com conector dock, como o Blues’s Mikey (http://migre.me/Tmp2) simplesmente não funcionam. De acordo com um post no fórum da Audiofile Engineering [http://migre.me/TmGZ], empresa que produz o aplicativo de gravação Fire Field (http://migre.me/TmIv), a Apple mudou os circuitos de entrada de áudio do iPad e do iPhone 4; microfones e outros acessórios de áudio que são plugados devem agora converter o áudio para um sinal USB antes de mandar a informação para a porta de conexão dock do aparelho. iPhones e iPods mais antigos aceitavam entradas de áudio analógicas, mas esse circuito foi removido.

Infelizmente, diferentemente do iPad, não é possível conectar um microfone USB ou headset no iPhone usando o Kit de Conexão de Câmera do Ipad (http://migre.me/TmON). O Kit de Conexão também não funciona. Assim como nas versões anteriores do iPhone e no iPad, o microfone Bluetooth de fones de ouvido ou headsets, que são utilizados para ligações telefônicas, não funcionam para gravação de áudio em geral.

Headsets mono com Bluetooth
O iPhone permite qualquer receptor padrão ou headset Bluetooth mono para fazer e receber ligações. Como os mais recentes headsets, possui um único botão para os controles: pressione uma vez para atender ou finalizar uma chamada, duas vezes para ligar para o último número discado e, ao pressionar e segurar, ativa o Controle de Voz. Caso o usuário tenha um receptor ou headset A2DP (http://migre.me/TmYI) , é possível ouvir outros áudios, desde que sejam em mono.

 Alto-falantes e fones de ouvido Bluetooth estéreo
Assim como as duas versões anteriores do iPhone e iPod touch, o iPhone 4 permite que fones de ouvido e alto-falantes Bluetooth estéreo sejam conectados nas saídas de áudio do telefone. A maioria dos acessórios funcionaram bem e foram simples e fáceis de conectar e o áudio foi transmitido pelos fones e speakers.

Porém, no iPad, o áudio do aplicativo do Skype não funcionou, e nos fones e alto-falantes Bluetooth que incluíam microfone, o aparelho não funcionou em outros aplicativos, apenas no utilizado para fazer ligações. Alguns usuários relataram ainda que, em alguns aparelhos, a transmissão de som ficou cortada, mesmo variando o acessório.

O iPhone 4 continua, assim como os outros dispositivos da Apple, não suportando totalmente o recurso Bluetooth de AVRCP (Áudio/Video Remote Control Profile), que permite ao usuário controlar a execução das faixas pelos botões do dispositivo Bluetooth.

A grande maioria dos acessórios Bluetooth inclui botões para trocar de faixa, e alguns permitem ainda navegar no menu do aparelho. O iPhone 4 suporta somente os comandos básicos de play/pause. Já que o iPhone 4 ainda não incluiu esse recurso básico, uma alternativa é o aplicativo Bluetooth Helper (http://migre.me/Tx4A) que permite o controle de execução pelo acessório, sem a necessidade de tirar o celular do bolso.

Em contrapartida, uma das novidades que o iOS 4 trouxe – tanto para o iPhone 4 quanto para as versões anteriores do celular e para os modelos de iPod touch – é o recurso de regular o volume de execução do acessório Bluetooth usando os próprios controles do iPhone, antes limitado aos botões do acessório.

Essa mudança significa que o volume do acessório pode ser equalizado de acordo com o iPhone, e o som fica mais compatível. Em alguns fones, por exemplo, o volume mais baixo era, ainda sim, muito alto, e não era possível regulá-lo pelo celular.

Carregadores
Diferentemente dos problemas que o iPad trouxe em relação à falta de compatibilidade com os carregadores anteriores aos aparelho, o iPhone 4 tranquiliza os usuários.

O novo celular da Apple tem o mesmo circuito para recarga que o iPhone 3GS e os modelos de iPod toch mais recentes, o que significa que qualquer carregador com conector dock ou bateria externa que use USB deve funcionar normalmente com o iPhone 4. 

A Apple, na mudança do iPhone para a versão 3G, substituiu os carregadores FireWire por USB, deixando as fontes antigas completamente obsoletas.

Alto-falantes dock
Esses sistemas de som que incluem uma entrada dock para o iPhone ou iPod e transmitem o áudio (e possivelmente vídeo) enquanto carregam simultaneamente o dispositivo estão entre os acessórios mais populares (e mais caros também).

Pelo preço elevado, eles preocupam muito os usuários em relação à compatibilidade, quando a Apple lança dispositivos. A boa notícia é que, caso o acessório funcione com o iPhone 3G ou 3GS, deve servir também para o iPhone 4; caso o alto-falante inclua botões de controle de execução, eles devem funcionar normalmente com o iPhone 4.

Caso os alto-falantes dock não contenham o selo oficial de compatibilidade com o aparelho (o Works With iPhone), há uma chance de interferências quando o celular acessa a rede móvel (ao receber ligações ou novos e-mails, pode emitir ruídos, por exemplo).

Ao conectar o iPhone a um aparelho não certificado, uma mensagem é mostrada na tela do aparelho, juntamente com a opção de colocar o celular em modo voo, para evitar as interferências. Caso  alto-falante seja mais antigo, e use um conector dock para carga de bateria modelo FireWire, o acessório não vai recarrecar o iPhone 4, a não ser que use um adaptador como o CableJive’s Charge Converter (http://migre.me/Tyo2).

Se o sistema de som inclui um suporte para dock que usa o design da entrada dock universal da Apple, a entrada dock incluída no iPhone 4 pode não necessariamente encaixar com firmeza. Assim como nos modelos de iPhone mais recentes, a Apple não inclui o adaptador, que tem que ser comprado separadamente.

Alto-falantes maiores e sistemas de som
Assim como qualquer dispositivo de áudio, o iPhone 4 pode ser conectado com um jogo de alto-falantes ou sistemas de som estéreo domésticos, utilizando cabos de áudio padrão. O inconveniente, entretanto, é que qualquer  controle presente nos speakers que precisam  de conexão dock ficam obsoletos, e não é possível recarregar o dispositivo enquanto é utilizado.

Para atingir uma melhor qualidade de som, uma opção é utilizar a saída de áudio de um adaptador como o iPhone 4 Dock (http://migre.me/TyV1), o Universal Dock (http://migre.me/TyVu), citado acima,  ou dos adaptadores SendStation (http://sendstation.com/).

Transmissores FM
Se o áudio estiver sendo recebido por um transmissor FM do carro do usuário, os resultados no iPhone 4 são os mesmos que os obtidos em modelos anteriores. A qualidade varia, dependendo da localização do usuário e da saturação das ondas ao redor e do sistema de som do veículo, entre outros fatores.

Nos testes, os transmissores FM com conector dock captaram muito bem o áudio da porta dock do iPhone e, no caso do transmissor incluir USB para carga, a bateria foi alimentada. Se o transmissor FM for mais simples, plugado na entrada de fone do iPhone, também funciona normalmente, não carregando, obviamente, a bateria do aparelho.

Se o transmissor não tiver o certificado de Works-With-iPhone (e, em alguns casos, mesmo se tiver), podem ocorrer interferências com as funções wireless do aparelho.

 

Vídeo 

caboaviphone.jpgO iPhone 4 usa o sistema de saída de vídeo similar ao utilizado no iPad. Isso significa que, desde que os acessórios utilizados (cabos de Vídeo composto, Vídeo Componente e o adaptador dock VGA de iPad, por exemplo), é possível assistir as imagens do iPhone 4 na televisão, projetor ou outro dispositivo de vídeo.  Anos atrás, a Apple mudou o sistema de circuitos no conector dock, logo, acessórios mais antigos de saída de vídeo, não funcionam nos modelos recentes de iPhone e iPod.

Porém, assim como no iPad, há limitações significativas. A maior delas é que nem tudo que é mostrado na tela no aparelho pode ser projetado. Somente alguns aplicativos (e a lista é curta) permitem a exibição externa de vídeo: o aplicativo de vídeo do iPod, o modo slideshow do aplicativo de fotos, alguns vídeos exibidos no Safari e o aplicativo do Youtube. No documento de suporte da Apple sobre exibição externa de vídeo (http://support.apple.com/kb/HT4108) , é citado também o aplicativo Keynote, exclusivo para iPad.

Há outras limitações em relação a resolução da exibição e proteção contra cópia. Ao usar o adaptador VGA para conector dock, a resolução da saída de vídeo do iPhone 4 é de 1024x768 pixels e 720p. Contudo, como o VGA não suporta HDCP (High-bandwidth Digital Content Protection, ou "proteção de conteúdo digital em banda larga", em tradução livre), vídeos em HD comprados pelo iTunes não são exibidos com o adaptador VGA. 

A alternativa é sincronizar as versões dos vídeos que não estão em HD (no próprio menu do iTunes) para o iPhone, ou utilizar os cabos AV de vídeo componente ou composto da Apple. Mesmo a última opção é prejudicada, já que a resolução dos vídeos em HD é reduzida para 480i (no cabo Composto) ou 480p (para o cmponente) quando exibido na TV. Ou seja, mesmo que o dispositivo suporte vídeos em HD, ele não consegue exibi-los satisfatoriamente na televisão.

 

Conectores para câmera
Infelizmente, nenhum dos acessórios utilizados para transferir fotos de câmeras digitais ou cartões de memória – como o  iPad Camera Connection Kit (http://migre.me/TAyz) ou o mais antigo Camera Connector (http://migre.me/TAzc) para iPods – funciona no iPhone 4, assim como não é possível conectar no iPad Camera Connection Kit para conectar outros dispositivos USB. Curiosamente, o adaptador pode ser utilizado no processo inverso: transferir fotos o vídeos do iPhone 4 para o iPad.

 

Teclados

tecladoiphone.jpg

O iPhone 4 herdou do iPad a capacidade de se conectar a um teclado externo – especificamente a um teclado Bluetooth ou, com o adaptador correto (http://migre.me/TAMX), o teclado dock para iPad (http://migre.me/TANX) – para digitar textos mais longos.

As setas direcionais podem ser usadas para navegar nos documentos e selecionar texto, e, caso o teclado seja compatível com Mac, é possível utilizar os atalhos como Command+C (copiar), Command+X (recortar), Command+V (colar), além dos caracteres especiais disponíveis com a tecla Option.

O teclado Wireless da Apple (http://migre.me/TAZ1) oferece algumas funcionalidades adicionais. Além de ser muito fino e portátil, os controles de brilho, música e volume do acessório também funcionam com o iPhone.

Outros acessórios
Como não foi possível testar todos os acessórios, alguns produtos compatíveis com o iPhone 3GS podem não funcionar com o iPhone 4, e, em alguns casos, acessórios que elétrica e eletronicamente são compatíveis, mas não cabem fisicamente.

Por exemplo, alguns usuários informaram que o kit GPS TomTom para iPhone não funciona com o iPhone 4: há relatos deque ele não cabe no suporte e outros de que encaixa, mas não é reconhecido pelo kit. Resumindo: a maioria dos acessórios compatíveis com o iPhone 3GS deve funcionar com o iPhone 4.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail