Home > Notícias

Saiba quais são os domínios de internet mais perigosos

Extensão ".hk" (Hong Kong) saiu da posição 28, em 2007, para o topo da lista, seguida pela China (“.cn”), segundo a McAfee.

IDG News Service/ China

04/06/2008 às 8h56

Foto:

O domínio “.hk”, de Hong Kong, é o mais perigoso do mundo para se navegar e fazer buscas, segundo a especialista em segurança McAfee.

A extensão saiu da posição 28, em 2007, para o topo da lista, seguida pela China, com o domínio “.cn”’. A Finlândia (".fi") teve a extensão considerada mais segura para navegar, e logo atrás veio o Japão (".jp").

Apesar de liderarem o ranking, apenas 19% dos sites com extensão ".hk" contém malware, vírus, alto volume de spam ou pop-ups, disse a McAfee.

O levantamento avalia 74 domínios de primeiro nível, por meio do software SiteAdvisor. Mais de 11% dos sites com o domínio chinês ".cn" foram considerados perigosos.

Em comparação, somente 0,05% dos sites com final ".fi" são considerados uma ameaça.

Um analista de segurança de Hong Kong questionou a metodologia, contudo. “A McAfee está olhando só para os domínios, mas está ignorando o local dos servidores”, disse Richard Stagg, diretor da Handshake Networking.
++++
Ele também critica o estudo por não especificar quão perigosos são os domínios e colocar coisas que são apenas irritantes – como pop-ups – no pacote de ameaças.

Segundo ele, os criminosos online registram sites em domínios nos quais há menos chances das páginas serem fechadas, portanto há muitos sites maliciosos que usam a extensão “.cn”, mas não estão hospedados na China.

É muito mais simples que usar um domínio “.com”, que seria rapidamente fechado nos Estados Unidos, explica o especialista.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail