Home > Notícias

Saiba qual operadora oferece o melhor pacote para o iPhone 3G

A TIM chegou com o iPhone a um valor menor que a concorência, mas e o plano de dados? Confira o que é melhor para seu bolso.

Henrique Martin, editor-assistente da Macworld Brasil

11/12/2008 às 13h56

Foto:

O iPhone 3G foi lançado no Brasil no final de setembro e, desde então, pouca coisa mudou, além da entrada da TIM como nova operadora a oferecer o aparelho, com preços reduzidos em comparação à concorrência - a operadora já vinha anunciando que tinha planos de oferecer o iPhone até o Natal. Agora, a variação de preços do iPhone 3G vai a partir de 699 reais (8 GB na TIM com plano de 500 minutos/1 GB de dados) a 2.599 reais (16 GB pré-pago na Claro).

Vale lembrar que o iPhone 3G é um consumidor de banda voraz, graças à sua facilidade de navegação na internet e de ver vídeos no YouTube. Qualquer plano abaixo de 500 MB mensais corre o risco de estourar o limite de dados mensal e levar a um aumento na conta. Caso contrário, utilize o Wi-Fi para navegar na rede. 

O que as operadoras oferecem
Vivo
A operadora Vivo não mudou nada desde o lançamento do iPhone em setembro. Seus preços, planos e tarifas continuam exatamente os mesmos, sem nenhuma alteração ou promoção de natal. A operadora tem apenas um plano (iPhone 50) com menos de 500 MB de plano de dados, e dos seus oito pacotes formatados para iPhone 3G, cinco têm acesso ilimitado à internet.

Claro
A Claro, primeira a dizer que iria vender o iPhone 3G no Brasil, criou uma promoção de Natal, com preços válidos até 07 de janeiro. Esses não são os planos específicos para iPhone, mas contam com um bom desconto no valor do aparelho, desde que o cliente contrate determinados planos e um pacote de dados de acesso ilimitado, que adiciona 126 reais à conta todo mês, fora a mensalidade.

TIM
A TIM, que começa a vender o iPhone 3G nesta semana, tem planos específicos para iPhone com planos de dados de 200 MB a 1 GB, sem opção de plano ilimitado, por enquanto. E, em relação às concorrentes, tem os menores preços de aparelho - 699 reais (no aparelho de 8 GB com 500 minutos / 1 GB, mensalidade de 259 reais), contra 899 reais para o modelo mais barato na Claro (492,90 reais no plano de 1000 minutos com o valor do acesso ilimitado incluso) e 999 reais na Vivo (650 minutos/internet ilimitada/360 reais de mensalidade).

Opções de aparelho pré-pago
TIM, Vivo e Claro oferecem a opção de compra do iPhone 3G pré-pago. Vivo e TIM têm o mesmo preço: 1.899 reais (8 GB) e 2.199 (16 GB). A Claro cobra mais pelo aparelho: 2.299 reais (8 GB) e 2.599 reais (16 GB).

O ponto positivo de ter um iPhone pré-pago é que ele pode ser desbloqueado para uso em qualquer outra operadora a qualquer momento, já que não está atrelado a um plano subsidiado pela companhia telefônica. E, mesmo com um cartão pré-pago para ligações, você pode acessar a internet por Wi-Fi.

O que observar na hora de comprar
Planos de minutos e envio de SMS:
um plano de 100 minutos mensais não significa, necessariamente, que esse tempo de conversação possa ser usado com ligações para todas as operadoras. Na maioria das vezes, é uma parte dos minutos voltada para uso em ligações entre aparelhos da mesma operadora e uma pequena parcela para demais números das concorrentes. Por exemplo, o plano iPhone 100, da TIM, se divide em 80 minutos de TIM para TIM e 20 para outras operadoras, por exemplo. A mesma regra vale para o envio de mensagens de texto.

Valor do megabyte extra: Caso você ultrapasse o limite mensal, verifique com a operadora o preço do megabyte adicional. Com o iPhone 3G e um plano com pouco limite de dados, a surpresa pode ser grande no final do mês quando a conta chega.

Valor do plano ilimitado: Já afirmamos e repetimos - o iPhone 3G consome banda sem medo. Sua facilidade de uso para acessar a internet e o uso de um navegador que mostra sites do mesmo modo que no computador fazem o usuário perder o medo de navegar na web. Lembre-se que o YouTube também é um consumidor de banda enorme, e os aplicativos baixados da App Store entram na conta também.

Quanto você precisa de voz: o iPhone é um telefone, no fim das contas. Faça suas contas com as faturas atuais e veja quanto gasta (ou não gasta) em um plano mensal com sua operadora. Com o iPhone 3G, os preços do aparelho caem de acordo com os minutos de voz mensais, mas a mensalidade sobe proporcionalmente. Hoje dá para encontrar planos de 93 reais mensais (TIM iPhone 100) a 857,90 reais (Claro Estilo 2000 com plano ilimitado de dados).

Clique no link para ver a tabela com os preços do iPhone 3G praticados pelas operadoras válidos para o estado de São Paulo pela Vivo, TIM e Claro.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail