Home > Notícias

Saiba quem está enriquecendo com o iPhone (além da Apple)

Levantamento feito pelo blog Gigaom mostra que o sistema de venda casada nos EUA vai gerar US$ 2 bilhões nos próximos dois anos para a AT&T

Redação da Macworld Brasil

11/12/2009 às 10h46

Foto:

Para produzir um iPhone, a Apple gasta, só com os componentes, quase 180 dólares, segundo a empresa iSuppli.com. E como ela consegue colocar  o produto nas lojas nos Estados Unidos por 199 dólares (versão 3GS de 16 GB)?

O Blog Gigaom (que faz parte de uma companhia de mídia americana voltada para as  áreas de tecnologia e negócios) fez um levantamento interessante, no qual mostra todos os passos desse processo, indo de cada componente do aparelho ao valor pago pela AT&T (que tem a exclusividade da venda do aparelho nos Estados Unidos) ao valor gerado para os fabricantes e componentes à receita gerada pela AT&T com o aparelho.

O estudo, que é complementado por gráficos, mostra, entre outras coisas, que a AT&T chega a pagar 550 dólares à Apple por aparelho, apesar de vendê-lo por menos de 200 dólares.  Logicamente, a operadora não tem prejuízo, pois tira o valor necessário para isso do pacote de dados de dois anos, cotado a 720 dólares.

Feitas as contas,  o Gigaom afirma que, só no terceiro trimestre de 2009, as vendas do iPhone geraram mais de 930 milhões de dólares aos fabricantes de componentes para o aparelho e que, nos próximos dois anos, o smartphone da Apple vai gerar 2 bilhões de dólares para AT&T, só com as taxas mensais pagas por seus consumidores.

No terceiro trimestre do ano a Apple registrou o período mais lucrativo de sua história, impulsionado pelas vendas de Macs e iPhones. No trimestre,  encerrado em 30 de setembro (quarto trimestre fiscal), a empresa norte-americana registrou lucro de 1,67 bilhão de dólares (1,82 dólar por ação) e receita de 7,9 bilhões de dólares.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail