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Saiba resolver os principais problemas do Mac OS 10.6.8

Selecionamos alguns dos bugs e soluções apontados por usuários para a atualização, lançada há duas semanas, e que é obrigatória para baixar o Lion; lista inclui falhas de áudio e impressão

Macworld/EUA

11/07/2011 às 11h01

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Lançada há duas semanas, a atualização do Mac OS X 10.6.8 é obrigatória para quem pretende baixar o Lion, novo sistema operacional da Apple, que deve ser lançado nos próximos dias. Enquanto ele não chega vale checar alguns problemas informados por usuários:

1. Áudio “quebrado”
Imediatamente após fazer a atualização para o Mac OS X 10.6.8, vários usuários afirmaram não ter conseguido áudio para saída de som estéreo digital. Outros formatos de áudio, como DTS, funcionam – mas não o estéreo padrão.

A causa mais provável desse problema é o arquivo atualizado AppleHDA, localizado em /System/Library/Extensions/. Para muitos usuários, remover o arquivo e substituí-lo com o arquivo de mesmo nome de uma instalação do Mac OS X 10.6.7 resolve esse problema com o áudio. Mas é preciso ter cuidado. Alguns usuários afirmam que esse downgrade só tornou as coisas piores, deixando-os sem saída de áudio. Por isso, tenha certeza  de ter um backup de tudo antes de começar o processo.

No final das contas, a Apple confirmou que esse é “um problema conhecido, que está sendo investigado atualmente pela sua equipe de engenharia.” Espere por uma correção no Mac OS 10.6.9.

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Atualização 10.6.8 do Snow Leopard: obrigatória para quem vai baixar o Lion

2.”Falha” na impressora

Provavelmente o problema mais comum do Mac OS 10.6.8, ao menos como evidenciado pelo tópico gigante de 17 páginas nas comunidades do Apple Support, é uma falha na impressão. O sintoma típico é que o software do driver da impressora para, exibindo uma mensagem que diz algo como: “printer-state-message="/usr/libexec/cups/backend/lpd failed" or “/usr/libexec/cups/backend/dnssd failed.”

Nem todas as impressoras apresentam esse problema, mas os usuários afirmam ter visto o sintoma em uma variedade de impressoras.

Como geralmente é o caso com problemas relacionados a atualizações, reinstalar o 10.6.8 a partir do combo atualizador pode acabar com o problema. Outra possível solução é modificar um arquivo da impressora no diretório /etc/cups/ppd (como discutido no tópico discutido acima, em inglês).

Infelizmente, nenhuma dessas soluções possui eficácia garantida. O que com certeza conserta o problema é fazer o downgrade de volta para a versão 10.6.7 do sistema. Mas se você preferir continuar com o Mac 10.6.8, pode, em vez disso, realizar o downgrade apenas dos arquivos relacionados a impressora que parecem ser a causa do problema. Esses são os arquivos “socket, dnssd, lpd e jpp”, localizados no diretório /usr/libexec/cups/backend.

Um usuário de Mac criou um aplicativo, chamado Repair10.6.8, que automaticamente faz o downgrade desses quatro arquivos para você. Vários usuários afirmam ter tido sucesso com esse programa. Após rodar o aplicativo Repair, você talvez também precise “reiniciar o sistema de impressão” ao selecionar o comando no menu contextual para o nome da impressora no painel de Preferências de Impressão e Fax.

3. Conexão de rede perdida
Depois de atualizar para o Mac OS X 10.6.8, muitos usuários descobriram que seus computadores não têm mais uma conexão confiável com uma rede Wi-Fi. Geralmente, a conexão cai após alguns minutos.

Um tópico sobre o problema oferece diversas soluções em potencial. Há o conhecido reparo de reinstalar o update por meio do combo de atualização e a menos comum restauração do controlador de gerenciamento do sistema  (SMC, em inglês). Para alguns usuários, a causa do problema pareceu estar nas configurações da AirPort Base Station. Em muitos casos, uma restauração da Airport resolveu o problema. Não há uma solução única para todos os usuários.

Em uma variação desse sintoma, o site MacFixit informa que um Mac rodando o sistema 10.6.8 pode falhar em conectar-se com uma rede por completo, mostrando um “endereço de IP auto-designado” nas Preferências do Sistema de Rede. A solução aqui é zerar as configurações de firewall. Para fazer isso, remova o arquivo com.apple.alf.plist da pasta /Library/Preferences/; depois reinicie seu Mac.

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