Home > Dicas

Saiba se o seu Mac poderá rodar o sistema Mountain Lion

Nova versão do software da Apple deve chegar até o final do mês por meio da Mac App Store. Veja o que é necessário para fazer o upgrade sem surpresas.

Macworld / EUA

12/07/2012 às 15h57

Foto:

Os rumores mais recentes dão conta que a Apple liberou a versão Golden master (final antes do lançamento público) do seu OS X Mountain Lion. E isso significa que o lançamento público do novo sistema não está muito longe e deve acontecer até o final do mês.

Como aconteceu com o OS X Lion no ano passado, a Apple está anunciando o Mountain Lion  como sendo muito fácil de instalar. Mas como acontece com todo grande upgrade do OS X, existem algumas coisas que você pode fazer antes para assegurar que o seu Mac esteja pronto para esse lançamento.

O que você precisa

A Apple afirma que o Mountain Lion exige um dos computadores seguintes, já rodando o OS X 10.6.8 ou qualquer versão do OS X 10.7:

- MacBook (modelo de alumínio do final de 2008, início de 2009, ou mais recente

- MacBook Pro (Metade/Final de 2007 ou mais recente

- MacBook Air (Final de 2008 ou mais recente)

- iMac (Meio de 2007 ou mais recente)

- Mac mini (Início de 2009 ou mais recente)

- Mac Pro (Início de 2008 ou mais recente)

- Xserve (Início de 2009)

Vale notar que, apesar de os computadores acima poderem instalar o Mountain Lion, alguns recursos como Power Nap, espelhamento pelo AirPlay, e o AirDrop, possuem exigências mais restritas.

A Apple também afirma que você precisa de 2GB de RAM (memória). Mas você provavelmente terá melhores resultados com pelo menos 4GB de RAM. Se tiver apenas 2GB instalados, pode considerar um upgrade de hardware antes de instalar o sistema.

Dica: se não for comprar sua memória RAM diretamente da Apple, certifique-se de adquirir RAM que seja feita especificamente para uso em Macs. Algumas memórias RAM de terceiros que não atendem às especificações da Apple vão te causar problemas quando você atualizar seu sistema. As principais fabricantes deixarão claro qual tipo de RAM elas oferecem é especificamente compatível com Macs. 

Leia também:

- Alguns Macs 64-bit podem ficar sem novo sistema Mountain Lion

mountainlionimac_390.jpg

De maneira parecida, a Apple recomenda ter pelo menos 8GB de espaço livre no HD do seu Mac. No entanto, é mais seguro 15GB ou mais – apenas o instalador do Mountain Lion tem mais de 4GB e você vai precisar de um pouco de espaço para arquivos temporários. Você também pode descobrir, especialmente se for fazer o upgrade a partir do Snow Leopard, que alguns recursos do Mountain Lion exigem mais espaço livre “cotidiano”, como acontece no Lion. Se precisar liberar espaço no drive, pode usar um utilitário como WhatSize ou GrandPerspective para te ajudar a encontrar grandes arquivos dispensáveis. E recentemente fornecemos algumas sugestões específicas para liberar espaço no seu disco rígido.

Não tem certeza sobre qual Mac você possui ou quanto de RAM ou espaço livre de disco tem disponível? Selecione a opção Sobre Este Mac no menu Apple, e então clique em Mais Informações. No Lion, a janela resultante exibe o modelo e ano/versão do seu computador. Clique na aba Armazenamento para visualizar o espaço livre do seu disco, e clique em Memória para ver a quantidade de RAM. No Snow Leopard, você tem uma janela de Perfil de Sistema – selecione Memória para verificar a quantidade de RAM; selecione Serial-ATA, e então o nome do seu disco à direita para ser o espaço livre no HD.

Infelizmente, a janela do Perfil de Sistema do Snow Leopard não mostra o modelo e ano/versão do seu Mac. O que ela faz é mostrar, na janela Visão Geral do Hardware (clique em Hardware à esquerda) um Identificador de Modelo, que consiste no nome do Mac e dois números separados por uma vírgula. Por exemplo, um iMac do meio de 2010 aparece como iMac11,3 no identificador de modelo. Você pode então usar o app Mactracker para descobrir o nome do oficial do modelo do seu Mac. 

A exigência de seu Mac rodar o OS X 10.6.8 ou qualquer versão do OS X 10.7 também é importante. A principal razão para essa restrição é que, assim como o Lion, o Mountain Lion estará disponível apenas por meio da Mac App Store – e a loja da Apple exige o Mac OS X 10.6.6, e o OS X 10.6.8 fornece uma variedade de melhorias que tornam os upgrades para o 10.7 ou 10.8 mais suaves. Além disso, a Apple recomenda que você instale as versões mais recentes das atualizações para o Snow Leopard ou Lion antes de fazer o upgrade para o Mountain Lion. Por isso, certifique-se de verificar o Software Update para qualquer update disponível.

E se você tiver um Mac compatível que ainda esteja rodando o Leopard (OS X 10.5)? A opção mais fácil é comprar o Snow Leopard por 29 dólares e instalá-lo, e depois fazer o upgrade para o Mountain Lion quando ele for lançado. Você ainda vai gastar menos de 50 dólares para uma grande atualização de sistema. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail