Home > Dicas

Saiba se vale a pena comprar um iPhone 4 no exterior

Lançado hoje nos Estados Unidos e em mais quatro países, o aparelho só deve chegar no Brasil em setembro (se não atrasar); preço anunciado engana

Daniel dos Santos, Now! Digital

24/06/2010 às 16h52

Foto:

Não aguenta esperar pelo lançamento do iPhone 4 no Brasil? Vai viajar para o exterior ou tem algum amigo voltando de lá? Pois comprar o aparelho em outros país é uma ideia tentadora, mas merece ser analisada com calma. Confira alguns pontos.

Quanto eu vou pagar nos Estados Unidos?
Nos EUA, ele custa 199 e 299 dólares (16 GB e 32 GB, respectivamente). Mas esse preço é para quem vai fazer um plano de dois anos da AT&T, com pagamento mensal pelo serviço. Como você não vai usar esse serviço no Brasil, a opção seria comprar o aparelho sem subsídio.

Mas aí fica bem mais caro: 599 e 699 dólares, respectivamente. Além disso, há os impostos para  entrada no Brasil. O limite com isenção é de apenas 500 dólares.

E vai funcionar no Brasil?
Antes de comprar o celular, veja se a operadora do país no qual você pretende fazer a aquisição vende o aparelho desbloqueado. Os iPhones 4 vendidos nos Estados Unidos só funcionam com a AT&T. Até o momento, não há um desbloqueio de operadora. Mas essa ferramenta pode ser liberada em breve...

De qualquer forma, por enquanto, não é possível usar o aparelho norte-americano no Brasil, mesmo com o novo cartão Micro SIM oferecido pela Vivo.

iphone4390
iPhone 4: bloqueado nos Estados Unidos

Então não tem iPhone 4 destravado?
Sim, tem. Em países como a França, o equipamento vem desbloqueado. Ou seja, quem comprar por lá vai poder chegar ao Brasil, colocar o chip e sair falando, sem problemas. É o que fará Breno Masi, diretor de marketing da desenvolvedora de softwares para iPhone FingerTips, que além de um iPhone 3GS, possui um iPad 3G.

Masi tem um amigo em viagem à França e pediu para que ele trouxesse o aparelho. O celular chega  no dia 27/6. Mas a “brincadeira” não sai barato: segundo a loja da Apple na França, o aparelho tem preços a partir de 630 euros (cerca de 1.400 reais).  Acrescente a isso o preço de importação e você terá o valor final.

Quando o iPhone 4 estará disponível no Brasil oficialmente?
A previsão é setembro, mas com a escassez de aparelhos no exterior, é bem provável que atrase...

Quanto vai custar no Brasil?
Segundo a consultoria Gartner, ele deve ocupar a faixa de preços que agrupava os modelos 3GS. Como os valores estão muito atrelados aos pacotes de minutos e dados, variam muito. No site da  Vivo, por exemplo, o 3GS  vai de 549 reais (modelo de 16 GB, em um pacote que estabelece mensalidades salgadas, de 609 reais, com 1.600 minutos de chamadas)  a 2.100 reais (versão de 32 GB, em sistema de pré-pago).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail