Home > Dicas

Saiba tudo sobre o iPad Camera Connection Kit

Quanto tempo leva para transferir um arquivo? Que formatos de imagem são suportados? Esclareça suas dúvidas sobre o novo acessório para o tablet

Macworld / EUA

28/04/2010 às 16h43

Foto:

O kit de conexão para câmeras no iPad , acessório vendido por 29 dólares na Apple Store norte-americana (sem previsão de lançamento no Brasil), serve para descarregar fotos e vídeos de câmeras digitais e/ou cartões de memória no tablet da Apple sem muito esforço. 

150893-ipad-connectors-ports-386_188.jpg

Transferência pode ser feta via USB ou cartão SD

São duas versões: uma com conexão para cabos USB e outra para leitura de cartões SD. Confira abaixo as principais perguntas respondidas por Macworld norte-americana sobre o dispositivo.

Veja também:

> Review: iPad

> 12 dicas para quem já tem ou pensa em comprar um iPad

Quais aparelhos são compatíveis?

 

Oficialmente, o kit de conexão para iPad foi feito para ligar câmeras digitais com suporte para Picture Transfer Protocol (PTP). Ele também serve para transferir arquivos do iPhone, iPhone 3GS, iPod nano e iPod touch. Curiosamente, o iPhone 3G não é compatível com o kit, de acordo com um documento de suporte da Apple

. No entanto, não notamos problemas.

 

Algumas câmeras compactas também funcionam quando conectadas via cabo USB. O slot SD é capaz de ler cartões SD, SDHC e MMC, mas não suporta SDXC. Com um adaptador, o leitor pode ler cartões mini e micro SD. Leitores CF também podem ser conectados pelo módulo USB.

O que fazer com arquivos Raw?
Com o kit de conexão, o iPad pode transferir arquivos de imagem RAW, como também .nef (Nikon) e .cr2 (Canon). Já que o iPad não tem nenhum programa capaz de ler imagens raw, uma versão JPEG é criada para cada foto.

Você pode usar estes arquivos nas apresentações de slides, para enviar por e-mail ou editar por um aplicativo de terceiros. As imagens raw permanecem inalteradas e serão transferidas para o computador exatamente como foram encontradas na câmera ou cartão SD. Estas funções permitem que fotógrafos usem o iPad como um dispositivo de armazenamento, pré-visualização e transferência de arquivos raw.

O iPad altera meus arquivos?

Não, o iPad não faz nada com seus arquivos originais, mas cria um arquivo JPEG no tamanho de 2048 por 1360 para grandes imagens JPEG e arquivos RAW automaticamente. A figura que você vê no aplicativo Photos e edita nos aplicativos de terceiros é a versão reduzida, não a original. Não se preocupe, o arquivo original ficará armazenado com segurança no iPad – enquanto aguarda ser transferido para um computador.

Como transfiro os arquivos para o iPad?
Ao conectar um dispositivo compatível ou cartão de memória com o kit de conexão, o aplicativo Photos é aberto automaticamente. Uma aba chamada Cameras aparecerá para exibir todas as fotos e vídeos armazenados na câmera ou no cartão de memória. Não há como ver o tamanho real das miniaturas enquanto as mesmas não forem importadas no iPad.

150893-ipad-screenshot-importing-images-586_386.jpg

Aplicativo Photos é aberto automaticamente quando um dispositivo é conectado ao iPad

A transferência poderá ser feita de uma única vez - basta clicar em Import All – ou uma de cada vez. Em seguida, uma caixa de dialogo irá aparecer perguntando se você deseja manter ou apagar os arquivos da câmera ou cartão SD.

Depois de importadas, as fotos poderão ser acessadas em diferentes lugares no iPad: na guia Photos e em dois novos álbuns dentro da guia Albums (Last Import e All Imported). Se os arquivos tiverem informação de geolocalização, eles poderão ser vistos na guia Places, no próprio mapa, com dados colhidos pelo GPS.

Quanto tempo leva para transferir as imagens?
Nos nossos testes o iPad levou 30 segundos para carregar o cartão, e sete minutos e 20 segundos para importar 4 GB de imagens nos formatos Raw + JPEG. Repetimos o processo em um Mac e o tempo total foi de cinco minutos e 45 segundos. 

150893-sdcard-connector-ipad-188_original.jpg

Leitor lê cartões SD, SDHC e MMC

É fácil descarregar os arquivos do iPad?
Para transferir um arquivo do iPad sem sincronização, você pode enviá-lo por e-mail dentro do aplicativo Photos, ou usar o comando Copiar & Colar dentro de um e-mail.

Se você enviar um arquivo JPEG por e-mail pelo aplicativo Photos, a imagem será redimensionada automaticamente para a proporção 2048 por 1360. Se você copiar e colar a mesma imagem, será enviada a versão original, com tamanho completo.

O mesmo se aplica para vídeos. Entretanto, quando trabalhamos com arquivos raw, as regras são invertidas. O e-mail do Photos envia o arquivo original e o recurso Copiar & Colar enviar o JPEG otimizado.

De qualquer forma, a sincronização com seu Mac será a forma mais prática para transferir os arquivos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail