Home > Dicas

Saiba tudo sobre os novos modos de visualização do iTunes 11

Lançada há pouco tempo, versão mais recente do software traz cinco visualizações que podem ser trocadas a qualquer momento pelo usuário.

Macworld / EUA

18/12/2012 às 12h42

Foto:

O iTunes 11 introduziu várias mudanças na maneira que você visualiza o conteúdo da sua biblioteca de mídia. Se você estava acostumado a exibir suas músicas, filmes, e listas de reprodução (playlists) de uma determinada maneira, pode ter de mudar a maneira como usa o software da Apple.

A nova versão do programa apresenta um conjunto completo de novas visualizações e se livra da maioria das que estavam disponíveis nas versões anteriores. Com o iTunes 10, você podia visualizar seu conteúdo de quatro maneiras: Visualização de Lista (List View), Visualização de Lista de Álbum (álbum List View), Visualização de Grade (Grid View), e Visualização Cover Flow (Cover Flow View). Vale notar que essas eram as visualizações para músicas; alguns tipos de conteúdos, como aplicativo, não ofereciam todas essas opções. Na nova versão do iTunes, todas essas quatro visualizações citadas acima meio que sumiram. Confira abaixo uma olhada rápida em cada uma das diferentes visualizações oferecidas pelo iTunes 11.

Visualização de músicas

O que era chamado de Visualização de Lista agora é chamado de Visualização de Músicas. Ela é parecida com o que o iTunes 10 oferecia – apesar de que com a nova fonte mais estreita usada pelo iTunes 11, fica mais apertada e difícil de ler. Essa opção mostra uma música por linha, sem a arte/capa.

Você ainda pode usar a visualização Navegador de Colunas (Column Browser), mas não há um visualizador de capas no ponto  inferior esquerdo da janela do iTunes. Assim, quando você seleciona uma faixa, não recebe nenhuma indicação visual sobre a qual disco ela pertence.

itunes11visualizaçoes01.png

A principal vantagem de usar a Visualização de Músicas é a habilidade de exibir qualquer coluna que quiser com informações das tags dos seus arquivos de mídia. Para fazer isso, aperta Command+J, e marque as colunas que quiser exibir. Essa janela Opções de Visualização (View Options) está muito melhorada no iTunes 11, com diferentes tipos de tags agrupadas em seções para facilitar a busca.

itunes11visualizacoes02.png

Visualização de discos

A Visualização de Discos é a nova visualização padrão do iTunes 11, e é parecida com a anterior Visualização de Grade, com algumas exceções. Com o iTunes 10, você podia mudar o tamanho da capa exibida; no iTunes 11, essa opção não existe. Você pode mudar a ordem de classificação na Visualização de Discos – aperte Command+J para exibir uma pequena janela,  onde você recebe dois critérios de classificação. Por exemplo, você pode escolher classificar seu conteúdo por Artista e então por Título.

itunes11visualizacoes03.png

Além da Visualização de Discos, uma nova visualização Disco Expandido (Expanded álbum view) te permite ver o que há dentro do álbum e então começar a reproduzir os itens ou então trabalhar com eles – essa visualização também funciona com filmes e programas de TV. Clique na imagem da capa de um disco, e verá conteúdos exibidos abaixo da arte, em um esquema de cores que o iTunes baseia nas cores dominantes na capa do disco. Caso queira, é possível desabilitar essa opção: Escolha iTUnes → Preferências, clique na aba Geral, e na seção Visualizações, desmarque a opção Usar Cores Customizadas para discos abertos, filmes, etc.

Visualizações de Artistas e Gêneros

Aa Visualizações de Artistas e Gêneros também são novas no iTunes 11. Quando você seleciona uma delas, vê uma barra lateral à esquerda da janela do iTunes mostrando uma lista dos artistas ou gêneros, respectivamente. Para os artistas, o programa a capa da sua biblioteca para ilustrar as entradas; para os gêneros, ele usa os ícones embutidos para gêneros padrão – mas se você tiver gêneros customizados, o software utiliza a arte de um álbum daquele gênero.

Essas visualizações te permitem examinar suas músicas mais de perto, exibindo a arte do disco, nomes das músicas e dos discos, e os tempos de duração. Além disso, se você tiver entrado o ano de lançamento do álbum, verá essa data exibida à direita da janela do iTunes.

itunes11visualizacoes04.png

Você possui opções limitadas de classificação nessas visualizações. Pode apertar Command+J, e selecionar a classificação por Título, Gênero (na Visualização Artistas) ou Artitas (na Visualização Gêneros), Ano, ou Classificação. Com cada uma dessas visualizações, você pode mudar o tamanho da capa do álbum por meio de um botão slider (deslizador); e na Visualização Artistas, você pode escolher agrupar compilações, para não ficar com as faixas dos discos de coletânea espalhadas pela lista de músicas.

Como mencionado anteriormente, as Visualizações de Discos e Gêneros exibem uma nova barra lateral à esquerda da janela do iTunes. Você provavelmente se lembra da barra lateral nas versões anteriores do iTunes: ela exibia suas bibliotecas de mídias, todos os aparelhos conectados, e todas as suas playlists, entre outras coisas. Se você sente falta dessa barra lateral “antiga”, pode trazê-la de volta ao escolher Visualização Mostrar Barra Lateral, ou apertando Command+Option+S. Ela ficará à extrema esquerda da janela do iTunes, independentemente de qual visualização você escolher.

Visualização de Playlists

Por último, temos a visualização de Playlists (Listas de Reprodução). Ela mostra todas as suas listas de reprodução em uma barra lateral à esquerda da janeça do iTines, e fica disponível apenas se você não exibir a barra lateral citada no parágrafo acima (que também exibe as suas Playlists, assim como fazia no iTunes 10). Se você selecionar uma lista de reprodução, pode ver seus conteúdos, e para cada playlist você pode selecionar um número de opções de visualização. Você pode exibir o Navegador de Colunas (Visualização → Navegador de Colunas), ou pode clicar no botão Visualização no canto superior direito da janela do iTunes para escolher três maneiras de ver a playlist: Lista, uma simples visualização de lista; Grade, parecida com a Visualização de Discos; e Lista de Artistas, similar à Visualização de Artistas.

itunes11visualizacoes05.png

Você também pode ter as opções de visualização disponíveis ao apertar Command+J, e elas mudarão de acordo com qual das três opções você selecionar. Na Visualização de Listas, por exemplo, a janela Visualizar Opções te permite escolher quais colunas mostrar; em outras visualizações, você pode selecionar uma ordem de classificação, escolher se pretende agrupar compilações, e ajustar o tamanho da arte do disco.

Novo e melhorado?

O iTunes 11 introduz algumas novas maneiras para você visualizar suas mídias. Mesmo que você seja um usuário veterano do iTunes, dê algum tempo para testar as diferentes visualizações e suas opções para ver qual funciona melhor com você. Mas não se esqueça que pode mudar a visualização a qualquer momento, dependendo do que esteja fazendo no iTunes. Apesar de você poder achar difícil ajustar as novas visualizações, também poderá gostar delas (ou de uma delas) após se acostumar com as opções. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail