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Saiba usar sites e ferramentas online a favor da sua reputação

Uma busca no Google pode acabar com o esforço para sua empresa (ou você mesmo) ter uma boa imagem; Veja como evitar isso

Computerworld/EUA

19/02/2008 às 19h19

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Gerenciar o que é dito sobre você e sua empresa online (principalmente o que uma busca no Google revela) é cada vez mais importante no mundo dos negócios. Os serviços de gerenciamento de reputação online, porém, são caros: segundo estimativas de um fornecedor, uma campanha com seis a 12 meses de duração custa entre 15 mil e 100 mil dólares.

O que fazer, então, se você é uma pessoa comum ou uma empresa com recursos limitados?

Existem diversas técnicas que você pode adotar para gerenciar e monitorar sua reputação online sem gastar milhares de dólares, de acordo com vários especialistas do setor que entrevistamos, como analistas de pesquisa, otimizadores de mecanismos de busca, especialistas em gerenciamento de reputação e profissionais de relações públicas. A maioria dos métodos é gratuita.

1. Utilize ferramentas online gratuitas
Os especialistas recomendam uma variedade de ferramentas online gratuitas e sites de informação como o Google WebMaster Central Blog, BlogPatrol e Technorati, que ajudam você a saber o que as pessoas estão dizendo a seu respeito ou quem está lendo seu conteúdo.

2. Coloque seu nome ou o nome da sua empresa no Google regularmente
O primeiro passo é saber o resultado de uma busca e saber se algumas medidas são urgentes. Veja o que aparece para ter noção do quadro com que precisará lidar.

3. Configure um Alerta do Google
Dessa forma, você será notificado quando um blog, a mídia ou um fórum online mencionar você ou sua organização.
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4. Crie um perfil dos seus interesses e expertise
Você pode fazer isso usando ferramentas sociais de compartilhamento de sites favoritos e agregadores de notícias como del.icio.us e Newsvine. Colabore com fóruns online, escreva um artigo para uma base de conhecimento gerada por usuários, como Squidoo.

Outra idéia é fazer uma análise de produto na Amazon.com para demonstrar que, de certa forma, você é uma autoridade em um assunto específico. Crie um blog gratuito no Blogger. Depois que tudo estiver ativo, faça um link de um para outro.

5. Explore sites de mídia social
Vale a sugestão de usar websites como o YouTube, Facebook e MySpace para criar ou expandir conteúdo online positivo sobre você ou sua organização.

6. Compre links para seu conteúdo online
Você pode pagar para ter palavras-chave linkadas à sua página no MySpace ou LinkedIn, o que ajuda a melhorar seu ranking em resultados de busca quando alguém fizer uma busca por seu nome ou um assunto ao qual você está estreitamente associado.

7. Tenha consciência do conteúdo online que você criou
Saiba o que foi escrito, desenhado, associado ou criado a seu respeito. Você deseja realmente que uma busca por seu nome apresente uma foto de você nu e bêbado para o mundo ver? Se você não a colaria em um outdoor na estrada, então não a coloque na sua página no Facebook – e não permita que seus amigos o façam.

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