Home > Notícias

Salário de profissional técnico em TI aumentou cerca de 30% em 2009

Pesquisa revela que mercado está aquecido, vê criação de novos cargos e constata tendência de contratação na forma de CLT.

Andrea Giardino, da Computerworld

24/11/2009 às 18h09

Foto:

Crise foi uma palavra que esteve fora do vocabulário dos profissionais de TI que atuam em posições técnicas. O volume de vagas no setor cresceu entre 30% e 40% este ano em comparação a 2008, estima Daniel Schwebel, gerente da área de tecnologia da informação da Page Personnel, divisão de recrutamento da Michael Page e que atua em cargos de suporte à gerência.

Diante de um mercado aquecido,  ao contrário de outros setores, houve um aumento de salários entre os profissionais de TI com perfil mais técnico. O crescimento ficou em torno de 20% a 30%, segundo o especialista, que espera a repetição desses índices em 2010.

Quanto aos cargos mais valorizados no próximo ano, o gerente cita que estão os profissionais ligados à internet, segurança da informação, business intelligence (BI), desenvolvimento em linguagens de programação Java e .Net.

Pesquisa realizada pela Page Personnel revela que um analista sênior de segurança da informação em empresa de médio porte - com faturamento 100 a 500 milhões de reais -, recebe cerca de 4, 5 mil reais por mês. Já um analista sênior de BI ganha 5 mil reais e a remuneração para os analistas de gerenciamento de mudanças chega a 5,5 mil reais.

Outra movimentação percebida na indústria de TI, segundo o consultor, é a tendência das empresas contratarem profissionais em regime de CLT em vez de PJ (Pessoa Jurídica), como sempre aconteceu em alguns casos. “As empresas querem evitar problemas trabalhistas e o caminho é o da regulamentação”, afirma Schwebel.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail