Home > Notícias

Samsung anuncia o Galaxy S5

Aparelho tem novo design, um sistema de câmera aprimorado e foco em recursos para fitness

Rafael Rigues

24/02/2014 às 15h56

Samsung_GalaxyS5-435px.jpg
Foto:

A Samsung apresentou nesta segunda-feira o Galaxy S5, novo carro-chefe de sua linha de smartphones Android. O anúncio foi feito no evento "Unpacked 5" durante a feira de telecomunicações Mobile World Congress, que acontece nesta semana em Barcelona.

O aparelho tem um design frontal similar ao do Galaxy S4, com uma tela Super AMOLED de resolução Full HD um pouco maior que a do antecessor, com 5,1 polegadas. A empresa manteve o tradicional layout com um botão "Home" físico sob a tela, cercado por dois botões capacitivos, mas com uma mudança: o botão Home agora também serve como um sensor de impressões digitais, que podem ser usadas para desbloquear o smartphone. O sensor também pode ativar dois modos no sistema: o Private Mode, onde você pode armazenar documentos e imagens mais importantes, e o Kids Mode, uma área onde as crianças podem brincar com o aparelho à vontade, e tem acesso apenas a aplicativos e conteúdo autorizado pelos pais.

Na traseira o Galaxy S5 tem uma textura com pontos em baixo relevo que ajudam a eliminar a aparência "plástica" do modelo anterior e lembram muito a primeira versão do tablet Nexus 7, da Google. O aparelho será vendido em quatro cores: preta, branca, azul e dourada, e é resistente à água e poeira de acordo com a norma IP67, o que significa que pode ficar submerso por até 30 minutos a um metro de profundidade sem sofrer danos. 

A câmera traseira tem um sensor de 16 MP, capaz de gravar vídeos em 4K e com um novo sistema de foco automático capaz de focar uma imagem em apenas 0.3 segundos, metade do tempo que um smartphone comum. Também há suporte à gravação de vídeo em HDR, técnica que proporciona um melhor equilíbrio entre as áreas de luz e sombra da imagem, recurso já encontrado em aparelhos como o Xperia ZQ, lançado no ano passado pela Sony.

Uma novidade no Galaxy S5 é um sensor de frequência cardíaca, que se integra ao aplicativo S Health para monitorar o esforço do usuário durante atividades físicas. Este sensor também se integra ao Gear Fit, uma pulseira inteligente que é uma espécie de "irmã menor" dos relógios Galaxy Gear: equipada com uma tela OLED curva colorida e sensível ao toque, ela mostra as notificações vindas do smartphone, e também dados como a frequência cardíaca do usuário, número de passos dados e calorias consumidas. A pulseira, que é um acessório vendido separadamente, também é resistente à água e poeira, estará disponível nas cores preta, cinza e laranja e é compatível com 20 aparelhos da família Galaxy.

samsung_gearfit_laranja-580px.jpg
Samsung Gear Fit: alertas e informações de fitness em um só lugar

Por dentro o smartphone tem um processador quad-core Qualcomm Snapdragon 801 rodando a 2.5 GHz, acompanhado por 2 GB de RAM e estará disponível em versões com 16 ou 32 GB de memória interna, expansível com cartões microSD. Há suporte a redes 4G (LTE) e Wi-Fi em todos os padrões em uso: 802.11 a/b/g/n e ac. A bateria tem capacidade de 2800 mAh e um sistema "Ultra Power Saving" garante que mesmo com a carga reduzida a 10% o aparelho ainda possa funcionar por até 24 horas em espera (stand-by). O sistema operacional é o Android 4.4 "KitKat" com a já tradicional interface TouchWiz da Samsung.

O Galaxy S5 estará disponível mundialmente a partir de 11 de Abril, inclusive no Brasil. O preço não foi informado.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail