Home > Notícias

Samsung assume a liderança do mercado mundial de smartphones

Gartner mostra que empresa sul-coreana precisou vender 24 milhões de aparelhos no período para alcançar marca; venda do iPhone cresceu 21% no trimestre

IDG News Service / EUA

15/11/2011 às 16h40

Foto:

A Samsung se tornou a maior fabricante de smartphones do mundo no último trimestre, e a participação do sistema Android no mercado passou dos 50% pela primeira vez, de acordo com uma pesquisa divulgada na terça (15), pela consultoria Gartner sobre vendas de telefones para consumidores finais.

As vendas mundiais de smartphones alcançaram a casa dos 115 milhões no terceiro trimestre deste ano, aumento de 42% em relação ao mesmo período de 2010. No entanto, as vendas de smartphones diminuíram em comparação ao segundo trimestre de 2011, uma consequência da situação econômica no mundo e dos consumidores esperarem por novos modelos no mercado, incluindo o recém-lançado iPhone 4S, aponta a analista principal da Gartner, Roberta Cozza.

O Android e a Samsung foram os grandes vencedores em termos de sistema operacional e fabricante de aparelhos, respectivamente.

A empresa sul-coreana tornou-se a número um do mundo pela primeira vez no segmento após vender 24 milhões de smartphones no trimestre, número três vezes maior do que havia vendido no mesmo período do ano passado.

O suporte da Samsung para o Android, e a disponibilidade de uma ampla variedade de smartphones de baixo custo rodando o sistema, ajudaram o Android a abocanhar 52,5% do mercado: isso significa que 60,5 milhões de smartphones baseados nas várias versões do sistema foram vendidos período, aponta Roberta.

No mercado mundial, a Nokia continua sendo a segunda maior fabricante de celulares e seu sistema Symbian ocupa o mesmo lugar no ranking dos OS móveis. Para conseguir essa marca, foram vendidos 19,5 milhões de smartphones Symbian, dando ao sistema 17% do mercado – os aparelhos com esse sistema ainda são populares na Europa Oriental, Oriente Médio e Ásia.

O primeiro smartphone Windows Phone da Nokia, o Lumia 800, já está à venda na Alemanha e deve chegar a outros países europeus até o final do mês. A Microsoft registrou um novo ponto baixo durante o terceiro trimestre uma vez que seu sistema operacional mobile agora possui apenas 1,5% de participação no mercado de smartphones.

Já a Apple vendeu cerca de 17 milhões de iPhones no terceiro trimestre, um aumento anual de 21%, mas cerca de três milhões abaixo dos números registrado no segundo trimestre deste ano. A queda pode ser explicada por muitos usuários terem esperado o lançamento do iPhone 4S, o que só aconteceu em outubro. Mas a Apple e o iOS continuam sendo, respectivamente, a terceira maior fabricante e o sistema operacional mais popular do mercado.

No próximo trimestre, a briga entre Apple e Android será especialmente acirrada nos EUA. A HTC ficou em primeiro no mercado americano neste trimestre, mas a Apple em segundo e a Samsung em terceiro estão logo atrás, aponta Roberta.

Além dos smartphones, as vendas mundiais de todos os tipos de celulares totalizaram 450 milhões de unidades no terceiro trimestre, aumento de 5,6% em relação ao mesmo período de 2010. As cinco maiores fabricantes são Nokia, Samsung, LG Electronics, Apple e ZTE.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail