Home > Notícias

Samsung é a maior vendedora de smartphones Android, aponta Gartner

Companhia sul-coreana foi responsável por 40% das vendas da plataforma no primeiro trimestre de 2012, cerca de 86,6 milhões de aparelhos

Brad Reed, Networkworld/EUA

16/05/2012 às 19h50

Foto:

A Samsung se tornou a maior vendedora de smartphones Android no mundo, de acordo com um relatório da Gartner, que aponta que 40% das vendas no primeiro trimestre de 2012 foram feitas pela multinacional coreana. 

A companhia, famosa pela série de celulares e tablets Galaxy, vendeu 86,6 milhões de smartphones nos três primeiros meses deste ano, um crescimento de 26% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o montante foi de 68,8 milhões. O mais impressionante é que, pela primeira vez, a Samsung destronou a Nokia como maior vendedora de celulares do planeta, já que as vendas da empresa finlandesa caíram de 107,6 milhões de dispositivos para 83,2 milhões, entre os trimestre iniciais de 2011 e 2012, respectivamente. 

A dominância da Samsung entre as fabricantes de Android, de acordo com a Gartner, é impulsionada principalmente porque nenhuma outra companhia consegue abocanhar nem 10% do mercado mundial de smartphones Android. No último trimestre, a multinacional vendeu cerca de 32 milhões de celulares com o sistema operacional móvel da Google, representando 37.5% de todas as vendas do período. 

O relatório também aponta que o Android já consolidou muito bem sua posição como sistema operacional móvel mais utilizado no mundo desde o ano passado, com seus fabricantes comercializando 81 milhões de aparelhos no primeiro trimestre de 2012, o que representa uma parcela de mercado de 56,1%. Em 2011, o Android continuava líder entre os sistemas operacionais mais vendidos, porém representava apenas 36.4% de todos os smartphones vendidos. 

Enquanto isso, o iOS conta com 22.9% de parcela de mercado no primeiro trimestre de 2012, sendo o segundo sistema operacional mais popular, seguido pelo Symbian com 8.6%. O BlackBerry, fabricado pela RIM, continua a encolher e viu sua presença ser diminuída para 6.9%, uma queda de quase 7% em relação ao mesmo período de 2011, quando tinha 13% de mercado. 

A Samsung apresentou no início do mês o Galaxy S III, sucessor da linha de smartphones da empresa. Pesando apenas 133 gramas, o aparelho, com design parecido do Galaxy Nexus, chegou com processador Exynos quad-core de 1.4 GHz e 1 GB de RAM. A tela também aumentou de tamanho, e conta agora com um display HD Super Amoled de 4.8 polegadas, com resolução de 1280x720 pixels. O Galaxy S III possui 8.6 milímetros em seus ponto mais grosso e terá suporte para conexão 4G LTE. O aparelho já foi homologado pela Anatel e deve chegar ao país em junho.

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail