Home > Notícias

Samsung é condenada a pagar mais de US$1 bi para a Apple em disputa

Em disputa por patentes, júri nos EUA também decidiu que Apple não violou nenhuma patente da rival sul-coreana.

Da Redação

24/08/2012 às 19h21

Foto:

O júri no tribunal federal de San Jose, nos EUA, decidiu nesta sexta-feira, 24/8, a Samsung terá de pagar para a Apple cerca de 1,05 bilhão de dólares em danos por violar seis patentes da fabricante do iPhone e iPad. Esse valor é menos da metade dos 2,5 bilhões de dólares que a Apple havia pedido no processo.

Além disso, foi decidido que a empresa de Cupertino não violou nenhuma patente da rival sul-coreana. A Samsung, por sua vez, pedia indenização de 421 milhões de dólares para a Apple.

O veredito final do longo julgamento, que durou três semanas, é complexo, envolvendo vários produtos e subsidiárias da companhia sul-coreana. Mas em várias instâncias o júri decidiu que os smartphones e tablets da Samsung violaram as patentes da Apple.

Anteriormente, a juíza responsável Lucy Koh havia pedido para as empresas entrarem em um acordo para não deixar a decisão ser tomada pelo júri.

O caso em questão girava em torno de sete patentes da Apple – quatro cobrindo elementos de design e três sobre a maneira como os aparelhos iOS funcionam – e cinco patentes da Samsung relacionadas a tecnologia celular. A Apple acusa a rival sul-coreana e duas subsidiárias dela de violarem as patentes em quase 30 aparelhos portáteis (smartphones e tablets).

Por isso, o júri formado por nove pessoas precisou chegar a um veredito complexo que exigiu que mais de 700 decisões individuais fossem tomadas. As deliberações levaram pouco menos de três dias cheios, incluindo uma hora extra a pedidos deles nesta quinta-feira, 23/8. Antes de sentarem para começar as deliberações, eles receberam 109 páginas de instruções do júri, que levaram mais de duas horas para serem lidas no tribunal nesta semana.

samsungapple_435.jpg

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail