Home > Notícias

Samsung e Microsoft, juntas, para turbinar memória flash no Windows

Fabricante coreana pretende aprimorar desempenho dos SSDs no Vista, em funções como transferência, leitura e gravação de dados.

IDG News Service/EUA

07/08/2008 às 10h34

Foto:

Disposta a melhorar a performance de dispositivos de memória flash - SSD (solid-state drive) - em softwares, a Samsung disse, na quarta-feira (06/08), que está trabalhando com a Microsoft, para afinar a tecnologia no sistema operacional Windows Vista.

A velocidade de transferência e o modo como o sistema trabalha com os dados são diferentes nos SSDs, em relação aos discos rígidos, disse Michael Wang, gerente de marketing de flash da Sun, que vem buscando padronizar métricas para os SSDs no setor.

Por meio da aliança com a Microsoft, a Samsung espera turbinar a performance dos SSDs no Windows, em funções como transferência de dados, leitura e gravação de arquivos.

"Ficamos tão acostumados aos HDs por tantos anos que o Windows está adaptado a eles, obviamente" comentou Wang. O Windows foi desenvolvido para trabalhar com dados temporários usando o disco rígido, mas trabalhando com a Microsoft, a Samsung quer distinguir essa função nos SSDs.

A Sun já está trabalhando com a Samsung para adaptar o suporte da tecnologia SSD no ZFS (Zettabyte File System), que faz parte do sistema operacional Solaris e também integrará o próximo sistema operacional da Apple, o Mac OS X 10.6, apelidado de Snow Leopard.

A Sun está adicionando funções para melhorar a durabilidade dos SSDs em sistemas operacionais baseados no ZFS, incluindo a defragmentação, que organiza os dados em uma ordem específica, para acelerar o acesso pelo sistema. A empresa pretende incluir memórias flash em sua linha de produtos de armazenamento em 2009.
++++
Os SSDs não eram considerados ideais para defragmentação por suas limitações em leitura e gravação de dados, disse Wong. No entanto, a Samsung e a Sun anunciaram juntas, em julho, um SSD de 8 Gigabytes que turbinou a durabilidade de 100 mil ciclos de leitura e gravação para 500 mil ciclos. O avanço torna a defragmentação dos SSDs mais próxima da realidade.

Até o final deste trimestre, a Samsung deve lançar SSDs de 128 Gigabytes e, no final do ano, coloca em produção versões de 256 Gigabytes, informou Wang.

A densidade dos SSDs está dobrando a cada 12 meses, observa Wang.  Isso significa que um SSD de 512 GB está a caminho, embora o executivo não tenha confirmado nada a respeito. "É uma questão de custos, demanda e necessidade", ele disse.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail