Home > Notícias

Samsung irá mostrar “o próximo Galaxy” em 3 de Maio

Sucessor do Galaxy S II poderá ter processador quad-core, tela HD e câmera de 12 MP, e rodar o sistema operacional Android 4.0

Mikael Ricknäs, IDG News Service

16/04/2012 às 13h13

Foto:

A Samsung Electronics deverá mostrar seu próximo “super smartphone” da família Galaxy durante um evento em Londres no dia 3 de Maio. A empresa enviou à imprensa convites que dizem “venha e conheça o próximo Galaxy”. Mas quase não há dúvidas de que o aparelho apresentado será o sucessor do Galaxy S II, que foi lançado cerca de um ano atrás.

“A Samsung decidiu não lançar o Galaxy S III durante o Mobile World Congress em Fevereiro, então provavelmente será ele o produto mostrado agora”, disse Francisco Jeronimo, gerente de pesquisas do IDC.

O design do aparelho e suas especificações de hardware ainda não desconhecidos, mas os vários aparelhos mostrados durante o Mobile World Congress dão algumas dicas. Novatos como o HTC One X, já à venda no exterior, o LG Optimus 4X HD e o Huawei Ascend D tem processadores quad-core e telas com resolução de 1280 x 720 pixels.

Os modelos da HTC e LG tem telas de 4.7 polegadas, enquanto o da Huawei tem uma tela de 4.65 polegadas. Segundo rumores as especificações técnicas do Galaxy S III seguem essa linha, com uma tela de 4.6 polegadas e resolução de 1280 x 720 pixels que, segundo Jeronimo, deverá ser ainda mais brilhante que a do Galaxy S II. O aparelho também deverá incluir um processador quad-core desenvolvido pela Samsung e capacidade de conexão a redes LTE (em partes do mundo onde a tecnologia está disponível), além de uma câmera de 12 MP e 2 GB de RAM. Os dois últimos itens colocariam o aparelho da Samsung à frente dos modelos já mencionados, que tem câmeras de 8 MP e 1 GB de RAM.

E o geral o fato de que a Samsung produz quase todos os principais componentes de um smartphone, incluindo telas, processadores, memória Flash e RAM dá a empresa uma vantagem sobre os concorrentes, diz Malik Saadi, principal analista da Informa Telecoms & Media.

Saadi também espera que a Samsung lance uma versão 3G do aparelho, para regiões onde redes LTE não estão disponíveis (como o Brasil). Ele também deverá ser mais fino que seu antecessor.

O mercado de smartphones mudou, e a Apple e a Samsung o dominaram no ano passado. Durante os três últimos meses de 2011 elas tinham 47% do mercado, comparado a 26% no mesmo período do ano anterior, de acordo com números da Strategy Analytics.

A batalha entre as duas empresas irá continuar,e o Galaxy S III é importante porque será o segundo aparelho da Samsung que pode realmente competir com o iPhone, de acordo com Jeronimo.

“O Galaxy S II se saiu extremamente bem no mercado e foi o primeiro verdadeiro concorrente do iPhone. Estou interessado em ver como seu sucessor se sairá na tarefa”, disse Jeronimo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail