Home > Notícias

Samsung lança “carteira digital” muito parecida com o Passbook da Apple

Novo serviço Wallet da fabricante sul-coreana traz funcionalidades e visual parecido com ferramenta lançada em 2012 para iPhone.

Macworld / EUA

28/02/2013 às 14h28

samsungwallet_435.jpg
Foto:

A Samsung está criando seu próprio serviço de pagamento Wallet que permitirá aos usuários armazenarem ingressos, passagens, cupons, e cartões de clubes e afins nos seus smartphones.

Se isso parece familiar, é porque a Apple já fornece esse tipo de serviço no iPhone com uma ferramenta chamada Passbook. A versão da fabricante sul-coreana é bastante familiar – há até uma pilha de tíquetes multicoloridos no ícone do app – e se comporta da mesma maneira. Os usuários poderão acessar seus passes a qualquer momento, e também receberão notificações baseadas no horário e na localização deles para determinados itens. Por exemplo, os donos dos smartphones podem receber lembretes de sacarem suas “carteiras digitais” quando chegarem ao aeroporto.

E como no Passbook, da Apple, os desenvolvedores precisarão criar a funcionalidade Samsung Wallet em seus aplicativos – a empresa está listando Walgreens, Belly, Major League Baseball Advanced Media, Expedia, Booking.com, Hotels.com e Lufthansa como parceiros de lançamento. A Samsung na verdade ainda não lançou o serviço, mas está oferecendo ferramentas para os desenvolvedores que quiserem embarcar na novidade.

passbookicon01.png

Ícone do Passbook, muito parecido com o novo Samsung Wallet (no alto da página)

Google fica para trás

Presumindo que muitos desenvolvedores participem do Wallet, os esforços da Samsung devem ser apreciados por milhões de donos de aparelhos Galaxy. O ponto negativo disso é que o serviço da Samsung só vai criar mais dores de cabeça por conta de fragmentação para o Android como um todo. Segundo o The Verge, o Wallet não terá suporte para recursos NFC (Near-filed communications), mesmo com uma parceria recente anunciada entre Samsung e Visa para recursos do tipo “toque para pagar” em futuros smartphones. A Samsung disse que os comerciantes preferem fazer scan de códigos de barras, em vez disso, porque não exige nenhum infraestrutura nova.

O Google já disse anteriormente que gostaria de oferecer um serviço do tipo Passbook como parte do Google Wallet, mas até agora a gigante de buscas não anunciou nada nesse sentido. E apesar de o Google Now poder trazer bilhetes de embarque com base em localização, o serviço atualmente não está conectado a cartões de desconto, ingressos ou cupons.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail