Home > Notícias

Samsung lança Galaxy Alpha, com estrutura de metal e jeito de iPhone

Novo smartphone usa sistema operacional Android. Novo design foi projetado para recuperar vendas da companhia, em queda, e fugir dos gabinetes plásticos

Da Redação

13/08/2014 às 13h22

galaxy alpha 520.jpg
Foto:

A Samsung lançou hoje um novo smartphone, o Galaxy Alpha, que substiui o gabinete plástico dos modelos anteriores da linha por uma moldura de metal. O aparelho, que roda Android, ficou com um design muito semelhante ao iPhone 5S

A troca do gabinete é uma aposta da empresa para aumentar as vendas dos seus dispositivos. A estrutura em plástico foi apresentada como uma das responsáveis pela queda das vendas da companhia no segundo trimestre fiscal. Enquanto o mercado geral de smartphones teve crescimento de 27% no período, a distribuição de aparelhos da Samsung teve queda.

Em maio, a empresa também trocou a liderança do seu time de design.

A Samsung está apresentando o Galaxy Alpha como um novo começo e a moldura de metal como uma coisa "totalmente nova" comparada com seus aparelhos atuais, cujas estruturas de plástico têm sido criticadas por parecerem "baratas" e desproporcionais ao valor premium dos aparelhos.

Diferente mas não tanto

Embora seja muito semelhante ao iPhone, o Galaxy Alpha preserva o botão Home retangular, típico da Samsung, e mantém a parte traseira feita em material plástico com layout igual ao do Galaxy S5. Por conta disso, alguns analistas criticaram a mudança por não ser "grande o suficiente".

"No geral é um bom aparelho, mas fiquei desapontado com o design, que mesmo com a moldura em metal ainda se parece muito com plástico", disse Francisco Jeronimo, diretor de pesquisa de dispositivos móveis da IDC para o mercado europeu.

Especificações

O Galaxy Alpha pesa apenas 115 gramas e tem espessura de 6,7 milímetros. O smartphone roda Android 4.4.4 and vem equipado com o processador Exynos com quatro núcleos ARM Cortex-A15 rodando a 1.8GH e quatro núcleos Cortex-A7 rodando a 1.3GHz. A tela mede 4,7 polegadas e tem resolução de 1280 por 720 pixel.

O smartphone mantém o leitor de impressão digital, uma câmera de 12 megapixel traseira e uma câmera frontal de 2. megapixel. Ele tem 2GB de RAM e 32GB de espaço de armazenamento, mas não aceita cartão microSD. A conexão LTE (4G) suporta velocidades de download de dados de até 300Mbps.

Embora com tela e resolução de imagen menores que o modelo topo de linha da empresa, o restante das especificações do aparelho são high-end. E a empresa pretende cobrar o preço por isso. No Reino Unido o aparelho apareceu em pré-venda na loja Clove por US$ 850.

Segundo o analista da IDC, o preço está muito alto e se a Samsung quer cobrar caro vai ter de escolher materiais premium para a estrutura.

A Samsung disse que o Galaxy Alpha começa a ser distribuído no início de setembro, mas detalhes de onde ele será vendido não foram divulgados ainda.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail