Home > Notícias

Samsung lança no Brasil rival para o MacBook Air

Com apenas 1,63 cm de espessura, portátil Série 9 vem equipado com processador Intel Core i5 de segunda geração, mas é 500 reais mais caro que o equipamento da Apple

Rafael Rigues, PCWorld Brasil

31/05/2011 às 13h10

Foto:

A Samsung anunciou nesta terça-feira (31/5) o lançamento no mercado brasileiro do Samsung Série 9, um notebook ultraportátil com apenas 1,63 cm de espessura e peso de 1,31 quilo, um pouco mais leve que o MacBook Air de mesma tela, que tem 1,32 quilo.

O hardware é baseado no processador Intel Core i5 de segunda geração
(parte da família Sandy Bridge, anunciada no início deste ano), com 4 GB
de RAM e um SSD de 128 GB. Segundo a Samsung, a tela de 13.3 polegadas
com iluminação LED tem o dobro do brilho das telas convencionais. Uma
porta HDMI permite conexão a TVs de alta definição, e portas USB 3.0 e
uma interface Bluetooth 3.0 garantem alta velocidade na conexão a
periféricos.

samsung_serie9-360px.jpg

Samsung Série 9: 1,63 cm de espessura

 

O Série 9 conta com um sistema de gerenciamento de energia que regula automaticamente o brilho da tela de acordo com a luminosidade ambiente, e tem teclado iluminado. Além disso, tem um sistema batizado de Fast Startup que permite retomar o uso de uma máquina em hibernação em apenas três segundos, ou "dar boot" em 15 segundos. A autonomia da bateria, segundo a fabricante, é de até sete horas.

Ultrabook ou não?

Segundo Fernando Martins, Presidente da Intel no Brasil, o Samsung Série 9 não é considerado um representante da nova categoria de "Ultrabooks" anunciada durante a Computex 2011 em Taipei, Taiwan.

Embora o hardware esteja dentro dos parâmetros de espessura e peso definidos pela categoria, há diferenças como o processador (os Ultrabooks usam versões "Ultra Low Voltage", ou ULV, dos chips da família Intel Core, com menor consumo de energia), a ausência de interfaces como as portas Thunderbolt (que, segundo Martins, são pré-requisitos em um Ultrabook) e o preço: Ultrabooks deverão oscilar na faixa dos 1 mil, nos EUA, enquanto um Série 9 custa por volta de 1,7 mil dólares.

Entretanto, de acordo com o executivo, a máquina da Samsung indica a direção que os Ultrabooks deverão seguir.

Preço e disponibilidade

O Samsung Série 9 chega às lojas na próxima semana, com preço sugerido de 4,9 mil reais, que inclui um gravador de DVD externo com o mesmo design do notebook. Vale lembrar que o Air com tela de 13 polegadas tem preços a partir de 4.490 reais no Brasil.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail