Home > Notícias

Samsung lança seu primeiro Chromebook no mercado nacional

Portátil com o sistema operacional Chrome OS tem processador dual-core de 1.7 GHz, 2 GB de RAM e tela de 11.6”

Rafael Rigues

12/02/2014 às 11h06

Foto:

Depois da Acer é a vez da Samsung lançar um Chromebook, notebook equipado com o sistema operacional ChromeOS, da Google, no mercado nacional.

Batizada de XE303C12, a máquina mede (quando fechada) cerca de 29 x 21 cm, tem 1,75 cm de espessura e pesa pouco mais de 1,1 Kg. É baseada em um processador dual-core Samsung Exynos 5 Dual de 1.7 GHz, acompanhado por 2 GB de RAM. Trata-se de um chip de arquitetura ARM que também é usado em aparelhos como o tablet Nexus 10, da Google. Processadores ARM são conhecidos pelo baixo consumo de energia, o que ajuda a máquina da Samsung a conseguir uma autonomia de bateria de até seis horas e meia de uso com uma única carga.

A tela de 11.6” tem resolução de 1366x768 pixels, e também há uma webcam integrada, saída HDMI, interfaces Wi-Fi e Bluetooth (mas não 3G) e 16 GB de memória interna em uma unidade SSD. Diferentemente do Chromebook da Acer, o modelo da Samsung tem o teclado em português, seguindo o layout ABNT2 usado nos PCs.

samsung-chromebook-435.jpg
Samsung Chromebook XE303C12

O pouco espaço em disco é reflexo da crença da Google de que em vez de armazenar documentos, fotos e músicas localmente, os usuários armazenarão seus arquivos em serviços online como o Google Drive. Por isso o XEC303C12 vem acompanhado de 100 GB de espaço no Google Drive, gratuito por 2 anos. Quem prefere armazenar seus arquivos localmente tem como opção o uso de pendrives, cartões de memória ou HDs externos.

O sistema operacional ChromeOS é baseado em Linux. Isso, somado ao processador ARM, torna o Chromebook da Samsung incapaz de rodar os aplicativos tradicionais escritos para PCs com Windows. Por outro lado, também o torna imune a boa parte do malware que assola os usuários de PCs, já que a maioria das ameaças é escrita para tirar proveito de vulnerabilidades no sistema da Microsoft. 

O ChromeOS tem uma loja de aplicativos própria, a Chrome Web Store, com um catálogo extenso de software para todos os fins, de pacotes office como o Google Docs a jogos como Angry Birds e Cut the Rope, passando por apps para edição de vídeo, de imagens e muito mais. Ou seja, com um Chromebook você conseguirá realizar a maioria das tarefas do dia-a-dia que faria em um PC comum.

Segundo a Samsung, o Chromebook XE303C12 é produzido no Brasil e chega às lojas da Samsung e varejo online a partir desta quarta-feira, com preço sugerido de R$ 1.099. Além da Samsung e Acer, no exterior empresas como a Toshiba, Lenovo e HP também produzem Chromebooks.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail