Home > Notícias

Samsung Smart Home quer conectar todos os aparelhos da sua casa

Com nova plataforma para automação residencial, empresa sul-coreana promete realmente conectar todos os aparelhos inteligentes da sua casa.

TechHive / EUA

06/01/2014 às 12h11

Foto:

O problema com a maioria dos produtos de casas conectadas é que a realidade normalmente não corresponde às expectativas do seu nome. Não é a sua casa toda que fica conectada – a escala do seu Wi-Fi fala com um aplicativo, enquanto que as suas lâmpadas são controladas por um aplicativo diferente. Assim como aquele detector de fumaça todo “chique”.

A Samung quer mudar isso com o Samsung Smart Home, uma plataforma integrada que vai te permitir conectar e controlar todos os seus aparelhos inteligentes (TVs, lâmpadas, câmeras de segurança, aplicações, é só dizer) a partir de um único aplicativo do Smart Home.

A empresa sul-coreana anunciou o Smart Home neste domingo, 5/1, um dia antes da sua conferência de imprensa na CES 2014. O plano da companhia é lançar a novidade na primeira metade deste ano.

Três seções

O aplicativo do Smart Home terá três seções principais em um primeiro momento: Device Control (Controle de aparelhos), Home View (Visualização da Casa, e Smart Customer Service (Serviço Inteligente ao Cliente).

Como indica o nome, o Device Control te permite configurar comportamentos para quando você em casa ou fora. Por exemplo, você pode dizer ao smartwatch Galaxy Gear que está saindo (sim, ele tem controle por voz, e, sim, esse seria o uso mais legal para o relógio inteligente caso realmente funcione), que poderia diminuir o aquecimento, apagar as luzes, entre outras coisas. Apenas os produtos da Samsung terão suporte no início, mas o protocolo de software do Smart Home prevê que outras empresas também poderão conectar seus produtos com a plataforma.

O Home View, por sua vez, te permite dar uma espiada na casa quando estiver fora, graças às câmeras embutidas nas suas aplicações.

E o Smart Customer Service é uma maneira de os seus aparelhos te avisarem quando precisam de conserto ou mais fontes de energia – esperamos que seja algo mais confiável do que aqueles avisos de falta de tinta que a sua impressora envia quando claramente não há mais nada de tinta. 

O anúncio da Samsung não incluiu uma lista completa de produtos compatíveis – ou preços, apesar de a companhia afirmar que eventualmente planeja cobrir energia em casa, segurança residencial, e produtos de saúde por meio de parcerias com outras empresas.

samsungsmarthome01.jpg

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail