Home > Notícias

Samsung vende divisão de HDs para a Seagate

Empresa coreana receberá US$ 1,375 bilhão e terá 9,6% das ações da Seagate, que com o acordo consolidará sua posição de vice-líder do mercado.

IDG News Service/Tóquio

19/04/2011 às 10h40

Foto:

A Samsung Electronics vai vender suas operações de
fabricação de discos rígidos para a Seagate Technology, segundo anúncio feito nesta
terça-feira (19/4). O negócio, avaliado em 1,375 bilhão de dólares, deverá criar
fortes elos entre as duas empresas. O acordo busca solidificar a posição da Seagete como a
segunda maior fabricante de discos rígidos do mundo e ocorre menos de um mês
depois de a líder Western Digital afirmar que compraria a Hitachi GST. Se ambas as transações forem concretizadas, o mercado de
discos rígidos terá apenas três concorrentes até o fim do ano – o terceiro é a
Toshiba.

A Seagate pagará cerca de 1,375 bilhão de dólares pelas
operações de disco rígido da Samsung, metade em dinheiro e metade em ações da
própria empresa. As empresas esperam completar o acordo até o fim de 2011.
Quando isso ocorrer, a Samsung terá 9,6% das ações da Seagate. A empresa
coreana também poderá indicar um membro para o quadro de diretores da Seagate.

Além de transferir o negócio de discos rígidos, as duas
empresas vão expandir o acordo em vigor de licenciamento cruzado de patentes, e
trabalharão juntas no desenvolvimento de sistemas de armazenamento corporativo. A Samsung vai fornecer chips de memória flash para uso nos
drives de estado sólido da Seagate, que em contrapartida vai fornecer discos rígidos para uso nos PCs, laptops e eletrônicos da Samsung.

A Seagate afirmou que o acordo lhe dará mais acesso a clientes
em potencial nas regiões da China e do sudeste da Ásia, bem como um canal estável
de fornecimento de chips de memória flash para sua linha cada vez maior de
drives de estado sólido. O ciclo de desenvolvimento de ambas as empresas também
deverá ganhar mais velocidade, afirmou a Seagate.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail