Home > Notícias

Samsung Wave 723: completo e acessível

Aparelho faz tudo o que se espera de um smartphone, mas pequeno número de aplicativos extras pode frustrar os que buscam mais versatilidade.

Rafael Rigues, PCWorld Brasil

28/06/2011 às 18h23

Foto:

Pouco menos de um ano atrás a Samsung lançou no mercado nacional o Wave, primeiro smartphone com o sistema operacional Bada, de autoria da própria Samsung. Na época o aparelho nos impressionou com seu hardware de qualidade, mas o alto-preço (R$ 1.899 à época do lançamento) e o pequeno número de aplicativos disponíveis para o sistema nos deixaram em dúvida quanto ao futuro.

Mas a Samsung continua apostando no Bada, e a julgar pelo recente portfolio de aparelhos no mercado nacional o posiciona como um sistema para smartphones de baixo custo. É o caso do Samsung Wave 723, aparelho que pode ser encontrado por cerca de R$ 600 (preço sem subsídios de operadora), preço que o coloca como concorrente dos Android de baixo custo como o Galaxy 5 (da própria Samsung) e Optimus ME (da concorrente LG). Mas será que ele consegue se destacar num mercado cada vez mais acirrado?

Hardware

A frente do Wave 723 é dominada pela tela de 3.2 polegadas com resolução de 240 x 400 pixels, mais alta que a de alguns smartphones Android na mesma faixa de preço como o Motorola Flipout ou o Samsung Galaxy 5. O ângulo de visão e a fidelidade de cores da tela são bons, bem como a sensibilidade ao toque, graças à tecnologia capacitiva.

No topo do aparelho ficam o conector para fones de ouvido e a porta mini-USB, coberta por uma tampinha deslizante que a protege da poeira. Na lateral direita ficam os botões de força e da camera, e na esquerda o controle de volume. Abaixo da tela há três botões, chamados de “discar”, “menu” e “encerrar”, usados para interagir com a interface.

Na traseira do aparelho ficam a lente da câmera (5 MP) e o flash LED, além de um pequeno alto-falante. A tampa em alumínio escovado passa uma sensação de solidez, e abaixo dela ficam uma bateria de 1200 mAh, que segundo a fabricante tem autonomia para cerca de seis horas de conversa em uma rede 3G, e os slots para o SIM Card e um cartão microSD.

wave_723_traseira-360px.jpg

Tampa traseira em alumínio escovado passa sensação de solidez

Aqui há um problema: não há nenhuma trava ou tampa prendendo o cartão, ele é mantido no lugar apenas pelo peso da bateria, que fica sobre ele. Isso exige atenção do usuário, pois se por algum motivo a bateria for removida são grandes as chances do cartão cair e se perder.

A parte inferior da tampa traseira também pode ser removida, e substituída por um acessório incluso com o aparelho que dá ao Wave 723 um toque único: uma capa em material sintético (que lembra couro) que se dobra sobre a tela, protegendo-a contra arranhões e dando ao aparelho a aparência de um celular “flip”. O único inconveniente: a capa é incrivelmente difícil de remover depois de instalada.

wave_723_flap-360px.jpg
"Flip" instalado: proteção para a tela inclusa na embalagem

Na embalagem o consumidor irá encontrar, além do smartphone e da capa, um cabo USB para conexão do aparelho ao PC, carregador, fones de ouvido com microfone integrado e um cartão microSD de 4 GB.

Multimídia

O Wave 723 vem equipado com uma câmera de 5 MP com flash LED que faz fotos muito boas, especialmente em ambientes ensolarados. Como é de praxe nos aparelhos da Samsung ela é recheada de recursos, incluindo vários modos de cena (como fotos noturnas, de esportes, de texto, à luz de velas, retrato, etc...) e até mesmo um modo para fotos panorâmicas muito fácil de usar.

Basta indicar a direção do panorama (da esquerda para a direita, por exemplo), bater a primeira foto e lentamente mover o smartphone na direção indicada: o Wave 723 bate as fotos restantes sozinho e “emenda” automaticamente as imagens, com resultados no geral bastante satisfatórios desde que você consiga manter o aparelho estável.

wave_723_panorama-360px.jpg

Panorama fotografado com o Wave 723. Clique para ampliar

Na gravação de vídeos o Wave 723 deixa a desejar: a resolução máxima é de 320 x 240 pixels, suficiente para compartilhar no YouTube na qualidade mínima e não mais do que isso. A qualidade do áudio também desaponta: parece que as pessoas estão falando dentro de um telefone de latinha. Pelo menos é possível armazenar mais de 9 horas de vídeo em um cartão microSD de 4 GB. 

O Wave 723 também conta com um reprodutor de vídeos, mas ele é bastante modesto. A resolução máxima dos vídeos também é de 320 x 240 pixels, o que é um problema em clipes widescreen, que vão ficar com bordas pretas no topo e nas laterais da imagem. É digno de nota o modo “Procura em Mosaico”, que cria miniaturas do vídeo em intervalos regulares e permite acessar diretamente uma cena clicando na miniatura correspondente.

O suporte a formatos de vídeo também é escasso, tivemos mais sorte com vídeos em MPEG4 convertidos com o utilitário gratuito Format Factory. Não é um aparelho recomendado para quem quer rever todas as temporadas de Friends, mas quebra o galho durante uma viagem. 

Software

O Wave 723 usa a versão 1.1 do Bada, que na prática não é muito diferente da versão 1.0 usada no Samsung Wave original, e continua com a mistura de boas idéias de sistemas como o Android e iOS. Se você já usou um aparelho com um destes sistemas, não terá problemas em se adaptar ao Bada.

O aparelho já vem de fábrica com a maioria dos aplicativos necessários ao dia-a-dia, como navegador web, cliente de e-mail e de mensagens instantâneas, agenda, calculadora, lista de tarefas, media player, gravador de voz, navegação GPS, gerenciador de arquivos e clientes para redes sociais como o Facebook, Twitter e Orkut.

O navegador suporta o acesso a múltiplos sites simultâneamente, cada um em uma “janela” como no iPhone. Não há suporte a Flash. O cliente de e-mail tem integração com servidores Exchange, o que é interessante para quem precisa acessar os e-mails da empresa em qualquer lugar.

Mais aplicativos podem ser encontrados na Samsung Apps, a loja de aplicativos online da Samsung. O catálogo é dividido em categorias como Entretenimento, Notícias e  Produtividade, e em cada categoria é possível filtrar apenas os aplicativos pagos ou gratuitos. Também há uma categoria dedicada para temas, que modificam a aparência da interface.

Aqui persiste o problema encontrado em nosso review do Samsung Wave: há poucos aplicativos em comparação com as lojas de outros sistemas operacionais. Na categoria Jogos, por exemplo, são apenas 11 títulos, e em Notícias 28, nenhum deles com notícias locais (com a exceção de dois sobre futebol, um deles um aplicativo para acompanhar a recém-encerrada Copa Santander Libertadores).

O Bada suporta multitarefa, ou seja, a execução de vários programas simultâneamente. Segurar o botão central faz surgir na tela um “gerenciador de tarefas” que lista todos os programas abertos e permite alternar entre eles.

Entretanto, com seis apps rodando o navegador começou a dar erro de “Memória Insuficiente” sempre que tentávamos abrir um novo site. Bastou fechar um dos aplicativos (clicando no círculo vermelho sobre seu ícone no gerenciador de tarefas) para que o problema fosse resolvido.

Ainda assim a mensagem de erro assusta (imagine vê-la meia hora depois de tirar o aparelho da caixa), e forçar o usuário a gerenciar memória manualmente é uma solução nada elegante. Ainda mais considerando que sistemas como o iOS e Android fazem isso de forma automática e transparente.

Conclusão

Quem procura um smartphone descomplicado e de baixo custo não vai se desapontar com o Samsung Wave 723: o hardware é de boa qualidade, e o sistema operacional e seus aplicativos pré-instalados dão conta da maioria das necessidades do dia-a-dia. Para nós, ele parece ser a evolução lógica de aparelhos como o popular Samsung Star 3G. 

Entretanto, se tivermos de escolher entre um smartphone Android na mesma faixa de preço e o Wave 723, nossa escolha irá para o Android, mesmo que ele tenha hardware ligeiramente inferior. O motivo é a versatilidade proporcionada por um número muito maior de aplicativos disponíveis, que são as verdadeiras estrelas dos smartphones modernos e responsáveis por transformá-los em ferramentas tão úteis. O Samsung Wave 723 faz muita coisa, mas um Android “faz mais”.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail