Home > Notícias

Saraiva Digital oferece filmes para compra e aluguel pela internet

Serviço custa até R$ 6,90 por aluguel e R$ 39,90 para compra de filmes com tecnologia de proteção anticópias (DRM) da Microsoft.

Guilherme Felitti, editor-assistente do IDG Now!

13/05/2009 às 19h37

Foto:

A livraria Saraiva lança nesta quinta-feira (14/05) o Saraiva Digital, serviço de download para aluguel e compra de filmes pela internet, mais de um ano depois de testar a tecnologia.

O Serviço permite que filmes sejam alugados com prazos de expiração de 24 horas ou 48 horas, com preços que variam entre 4,90 reais e 6,90 reais por download. Após o download, o filme fica disponível por 30 dias após a confirmação da compra do usuário. Assim que o vídeo começa a ser executado, o prazo escolhido começa a contar, segundo a empresa.

Já a compra permite a execução ilimitada do arquivo e tem preços que variam entre 12,90 reais e 39,90 reais por título. O pagamento das compras pode ser feito com cartão de crédito ou vale-presente.

O gerenciamento de filmes alugados ou comprados é feito dentro do Saraiva Digital Lite, local em que os usuários podem consultar os títulos, assistir trailers e acompanhar o desenrolar do download.

Com o download finalizado, o aplicativo executa o filme e permite alterações básicas, como definição de legendas ou navegação por capítulos.

Por usar a tecnologia de restrição de cópias de conteúdo (DRM, da sigla em inglês) Play For Sure, da Microsoft, o Saraiva Digital funciona apenas nas versões 98, 2000, 2003, XP e Vista do sistema Windows. Pelo mesmo motivo, os filmes comprados no serviço não podem ser tocados em iPods ou iPhones, da Apple.

Em testes do IDG Now!, o serviço não foi acessado corretamente pelo Firefox, da Mozilla, e pelo Chrome, do Google - um alerta na hora de baixar o Saraiva Digital Lite afirma que é necessário o Internet Explorer, da própria Microsoft, para instalação do software.

O lançamento do Saraiva Digital é um incentivo a mais para o mirrado mercado brasileiro de filmes online. A veiculação de obras por streaming já pode ser encontrada em serviços como o Blopix, da ZeroUm, e o TV Terra, do portal homônimo.

pcw_logo_twitter_73.jpg
> Siga PC WORLD no Twitter em http://twitter.com/pcworldbrasil

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail