Sarney cria Portal de Transparência no Senado

Presidente do Senado segue projeto federal e da prefeitura de São Paulo ao colocar gastos dos senadores em serviço online.

https://pcworld.com.br/sarney-cria-portal-de-transparencia-no-senado/
Clique para copiar

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), anunciou nesta sexta-feira (19/06) que lançará um serviço nos moldes do Portal da Transparência criado pelo Governo Federal para publicar gastos relativos aos senadores.

Além da iniciativa federal, responsável por desencadear o escândalo dos cartões corporativos pela repórter Sônia Filgueiras, do jornal O Estado de S. Paulo, o anúncio de Sarney segue o Portal da Transparência de São Paulo, projeto semelhante anunciado pela prefeitura da cidade nesta semana.

A criação de um Portal da Transparência do Senado é desdobramento de seguidas denúncias feitas contra a gestão de Sarney pelo uso de atos secretos na casa para oficializar medidas, como criação de cargos de confiança, liberação de horas extras a servidores, blindagem de assessores presos pela Polícia Federal e nomeações de parentes de Sarney para cargos no Senado.

O senador por Amapá, porém, não estipulou prazos para que o portal do Senado entre no ar. Sarney anunciou, junto ao serviço online, uma auditoria externa nos contratos firmados pelo Senado que terá total independência para avaliar possíveis fraudes.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site