Home > Notícias

Saúde de Jobs volta a preocupar mercado; ações da Apple caem

Segundo blog Gizmodo, o executivo não vai participar da Macworld por ter apresentado pioras em seu quadro clínico.

IDG News Service

02/01/2009 às 11h06

Foto:

As ações da Apple sofreram forte queda na terça-feira (30/12) após a publicação de uma reportagem sobre a saúde de Steve Jobs. De acordo com o blog Gizmodo, citando uma fonte anônima, o fundador da empresa não irá participar da Macworld Expo, na próxima semana, por ter apresentado uma piora em seu quadro médico.

Segundo a reportagem, a Apple está tentando contornar estrategicamente o fato abrindo a feira sem Jobs, que está vê sua saúde piorar rapidamente. A empresa não comentou as afirmações feitas pelo blog.

As ações da empresa listadas na Nasdaq, que fecharam a segunda-feira (29/12) valendo 86,61 dólares, chegaram a cair 2% no dia seguinte, chegando a 84,72 dólares. Ao longo do dia, os papéis se recuperaram, mas, ainda assim, fecharam o pregão com queda de 0,37%, cotados a 86,29 dólares.

Em meados de dezembro, a Apple anunciou que Phil Schiller, vice-presidente sênior de marketing da empresa, iria abrir a Macworld de 2009, tarefa que cabia, tradicionalmente, a Steve Jobs desde o seu retorno à companhia, em 1997.

As preocupações com a saúde de Jobs surgiram em junho do ano passado, quando algumas pessoas notaram que o principal executivo da empresa não parecia bem durante uma conferência da Apple para desenvolvedores.

Em 2004, Jobs confirmou que fez uma cirurgia para remover um câncer no pâncreas. Em outubro de 2008, as ações da companhia caíram mais de 10% após o surgimento de rumores de um possível ataque cardíaco sofrido pelo executivo.

No quarta-feira (31/12), último pregão do ano, as ações da Apple fecharam com baixa de 1,09%, cotadas a 85,35 dólares.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail