Home > Notícias

Seagate mostrará disco rígido mais fino para notebooks na CES 2010

Empresa levará para a CES 2010 modelos de 7 milímetros, mais finos que os mais usados nos netbooks atuais, que tem 9,5 mm.

IDG News Service

08/12/2009 às 8h47

Foto:

A fabricante de soluções de armazenamento  Seagate Techonology planeja lançar um novo HD que será 25% mais fino que os modelos atuais. O disco, de apenas de 7 milímetros de espessura, deve permitir que fabricantes de computador reduzam a espessura dos PCs portáteis. O lançamento está programado para acontecer na Consumer Eletronics Show (CES 2010) em janeiro, de acordo com a companhia.

Discos de laptops costumam ter enter 9,5 mm a 12,5 mm de espessura. Unidades espessas geralmente oferecem mais capacidade por causa de um disco extra de 2 polegadas de diâmetro que pode ser acondicionado nelas. Avanços recentes no armazenamento de dados magnéticos significam que mais dados podem ser colocados em um único disco, tornando a necessidade de mais discos seja menos urgente.

A Seagate não informou a capacidade do disco, que será parte da série Momentus Thin, mas eles já estão sendo avaliados pelos consumidores. "Finalmente, começamos agora um processo de qualificação dos primeiros discos rídigos de 2,5 polegadas e 7 mm da indústria”, disse o CTO da Seagate, Robert Whitmore, em uma conferência em outubro. “Essa nova linha de produtos permite que fabricantes continuem diminuindo a espessura e o peso dos notebooks.”

Cerca de nove em cada 10 netbooks no mercado usam discos de 9,5 mm, enquanto outros usam discos com diâmetro de 1,8 polegada que sacrificam a capacidade de armazenamento.

A Seagate disse que o novo disco significa “redução significativa do custo de armazenamento por gigabyte, possibilitando uma nova geração de notebooks finos”.

 O lançamento do disco está marcado para 5/1, dois dias antes do início da CES em Las Vegas.

A indústria de discos rígidos está aumentando o foco nos discos de 2,5 polegadas para laptops com o crescimento da participação deles no mercado. No terceiro trimestre de 2009, a distribuição dos modelos de 2,5 polegadas excedeu pela primeira vez os de 3,5 polegadas, usados em PCs e servidores. Segundo a consultoria IDC, 49% do mercado foi de discos de 2,5 polegadas, e 44% dos modelos de 3,5 polegadas.

No período avaliado, ainda de acordo com a IDC, a Seagate foi a principal fabricante de discos rígidos, mas está em terceiro no mercado de discos de 2,5 polegadas, atrás da Western Digital e da Toshiba.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail