Home > Notícias

Secretaria de Direito Econômico investiga cartel na área de LCDs

Processo vai investigar a atuação no Brasil de um cartel global do setor. Envolvidos podem ser responsabilizados criminalmente.

Juliano Moreira, do IDG Now!

08/12/2009 às 11h50

Foto:

A Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça vai investigar o possível envolvimento de executivos de empresas que fabricam telas de LCD na formação de cartel global para controlar preços de determinados produtos, evitando a livre concorrência e aumentando os lucros das empresas envolvidas.

O SDE abriu um processo investigatório nesta terça-feira (8/12) para investigar o caso e os envolvidos podem ser responsabilidade criminalmente.

De acordo com informações publicadas no Diário Oficial da União (8/12), as empresas LG (matriz) e a LG americana, a taiwanesa Chungwa e as japonesas Sharp, Hitachi e Epson Imaging (antiga Sanyo) terão 15 dias a partir da notificação para apresentarem defesa.

Segundo a assessoria da SDE, caso sejam consideradas culpadas, as penas podem variar de 1% a 3% do faturamento que as companhias tiverem registrado no ano anterior à punição.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail