Home > Notícias

Segundo enquete, Windows XP ainda lidera em base instalada

Sistema roda em praticamente quatro entre dez micros pessoais no Reino Unido; 5,6% disseram usar o XP SP2, que terá suporte descontinuado em 13/7.

PC Advisor/Reino Unido

06/07/2010 às 15h26

Foto:

Praticamente quatro em cada dez pessoas (37%) que responderam a uma enquete online da PC Advisor no Reino Unido disseram ainda usar o sistema operacional Windows XP, lançado em 2001, deixando de lado opções mais atuais como o Vista e o Windows 7.

Em resposta à questão "Quais sistemas operacionais você utiliza?", 31,4% afirmaram usar o Windows XP Service Pack 3 (SP3), a atualização mais recente dessa plataforma; os 5,6% restantes usam SP2 ou mesmo versões mais antigas.

A Microsoft tem divulgado que o serviço de atualização de segurança para o Windows XP SP2 será descontinuado em 13/7.

Dos sistemas mais novos da Microsoft, o Windows 7 foi consideravelmente mais popular, com fatia de 30,6% - a versão foi lançada no ano passado.

Em comparação, o Windows Vista foi citado por 16,4% das pessoas que participaram da enquete; 14,5% rodam o Vista SP2, enquanto os 1,9% restantes disseram utilizar o Vista SP1 ou o Vista puro, sem Service Packs instalados.

Mas, em termos de versões antigas, o XP parece ser o mais longe que a maioria das pessoas vai. Apenas 1,8% dos entrevistados escolheram "Windows (outras versões)".

Os votos restantes foram para o Linux (7%), as várias versões do Mac OS (6,4%) e "Outros" (0,8%).

A enquete teve como base 1.561 votos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail