Home > Notícias

Segundo estudo, Android não irá liderar mercado de tablets antes de 2015

Previsão é que 36% da indústria de tablets será de aparelhos com Android, enquanto 35% será de iPads, da Apple.

IDG News Service

03/03/2011 às 9h58

Foto:

O CEO da Apple, Steve Jobs, disse ontem que 2011 será o ano do iPad 2. Mas, segundo a empresa de pesquisa Ovum, o aparelho não só dominará o mercado de tablets este ano, como também deve permanecer líder do segmento por pelo menos mais três anos.

De acordo com a Ovum, os tablets rodando a plataforma Android, da Google, só ultrapassarão a atual e as próximas gerações dos dispositivos da Apple em meados de 2015. Até lá, o iPad será o grande destaque deste mercado que nos próximos anos deve ganhar cada vez mais concorrentes.

Para 2015, a previsão é que 36% da indústria de tablets seja de aparelhos com Android, enquanto 35% seja de dispositivos com o iOs, da Apple. A expectativa é que daqui a quatro anos o mercado já esteja bastante consolidado e que sejam vendidos cerca de 150 milhões de unidades. Atualmente, a fabricante do iPhone detém uma participação de 90% no segmento, enquanto a Google apenas 10%.

"Acreditamos que a dominação do sistema Apple e do Google continuará em 2011 e pelos próximo anos. Ainda que com os equipamentos com Android comandem a expansão do setor", segundo a empresa.

Leia também:Com lançamento do iPad 2, Apple baixa o preço do modelo anterior no Brasil

"Em um mercado que se movimenta bastante rápido, a Apple é obrigada a lançar novas versões de seu aparelho para permanecer à frente das demais. Há um ano, a companhia levou vantagem por ter sido pioneira, mas, hoje, as empresas concorrentes já preparam inúmeros dispositivos semelhantes, entre elas marcas famosas como Samsung, Motorola, HP, HTC e RIM.

De acordo com a Apple, o tão aguardado iPad 2 será duas vezes mais rápido que a versão anterior, mais fino, mais leve e alimentado por um processador dual-core projetado pela própria fabricante, capaz de duplicar a velocidade e tornar o processamento gráfico até nove vezes mais rápido. 

Entre os concorrentes já anunciados do iPad 2 estão o Galaxy Tab 10.1, da Samsung, o Xoom, da Motorola, o Optimus Pad, da LG, e o Flyer, da HTC. A Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, lançará também o aguardado BlackBerry PlayBook ainda este ano.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail