Home > Notícias

Segundo Gartner, interesse por tablets faz consumidor adiar compra de PCs

Curiosidade pela plataforma é uma das responsáveis pelo crescimento abaixo do esperado na produção global de desktops e notebooks no 3o trimestre.

MIS-Asia

15/11/2010 às 11h17

Foto:

Para a empresa de pesquisas Gartner, o terceiro trimestre é historicamente forte na venda de PCs. Mas os resultados de 2010 ficaram abaixo do nível dos outros anos.

De acordo com suas projeções, o total de PCs entregues pela indústria deveria crescer 12,7%, mas os resultados preliminares mostram que esse total atingiu 88,3 milhões de unidades - 7,6% mais em relação ao terceiro trimestre de 2009.

Mikako Kitagawa, analista da Gartner, apontou o suave declínio na demanda por PCs nos Estados Unidos e na Europa ocidental como o principal fator inibidor do consumo no terceiro trimestre de 2010.

As vendas de notebooks de baixo custo, incluindo os mininotebooks, também sofreram declínio, depois de dois anos de forte crescimento.

Kitagawa também culpou a onda dos tablets pela queda na venda de notebooks. Isso tem levado consumidores a adiar a compra de PCs portáteis, principalmente no mercado americano.

"Os tablets não vão substituir o PC principal, mas eles afetam as compras de PC de várias formas. No estágio em que estamos, a onda dos tablets tem levado consumidores a adotar uma postura de 'esperar para ver' antes de comprar um novo aparelho", explicou.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail