Home > Notícias

Segundo Google, Chrome 10 é 66% mais rápido que seu predecessor

Ainda em versão de testes, navegador já está disponível para download e chega com aceleração por hardware e sincronização de senhas

Redação do IDG Now!

18/02/2011 às 16h22

Foto:

O navegador Chrome chegou à sua décima versão. Nesta sexta-feira (18/02), a Google liberou o beta do modelo, com a promessa de que ele é 66% mais rápido do que seu predecessor para rodar aplicações em JavaScript.

Segundo comunicado publicado no blog oficial, o melhor desempenho foi possível graças ao novo motor do browser, chamado de Crankshaft (Cambota). Quando apresentado em dezembro do ano passado, executivos da empresa afirmaram que, com ele, a velocidade do Chrome ficaria cem vezes maior em relação ao Internet Explorer de dois anos atrás – não foi especificado qual versão do IE foi usada como referência, se a  7 ou a  8 beta.

Outra novidade é a aceleração por hardware, que já vinha sido prometida pela equipe de desenvolvimento do software. Site pesados, em vez de sobrecarregarem o processador para serem abertos, aproveitarão a placa de vídeo – caso o usuário possua uma compatível. “Em tela cheia, o uso do CPU será até 80% menor”, diz o informe. Dessa forma, o consumo da bateria de netbooks e notebooks será menor e sua autonomia, maior.

O recurso de sincronização também foi aprimorado. Ele já permitia ao usuário manter as mesmas preferências de navegação, favoritos, formulários e até mesmo extensões em seus computadores. Agora, no Chrome 10, isso também vale para as senhas, com o detalhe de que, por segurança, elas podem ser criptografadas.

Por último, a interface das “Opções” foi alterada. Em vez de abrir em uma janela separada, ela aparece em uma aba – o que permite continuar navegando. Também passa a contar com uma busca, o que facilita na hora de encontrar a configuração que se deseja alterar.

Vale lembrar que o Chrome 10 ainda está em fase de testes, portanto não é recomendado para o uso diário. Se o internauta, ainda assim, quiser instalá-lo, ele substituirá a versão estável do software. Seu download por ser feito por aqui.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail