Home > Notícias

Segundo Intel, 4 em cada 10 brasileiros querem um PC novo em 2011

Conclusão é de pesquisa feita no Brasil pela Ipsos, sob encomenda. Aquisição do 1º computador pela nova classe C é um dos destaques

Robinson dos Santos, do IDG Now!

19/11/2010 às 12h09

Foto:

Quatro em cada dez brasileiros pretendem comprar um computador em 2011, aponta pesquisa divulgada nesta sexta-feira (19/11) pela Intel Brasil.

Segundo a Nation Wide Study 2010, realizada pela Ipsos a pedido da empresa, 38% dos entrevistados manifestaram interesse na compra de um PC no ano que vem.

Na média, a região do País que lidera em intenção de compra é a Sul (44%). A região Norte aparece em segundo lugar (32%), seguida do Nordeste (31%) e Sudeste (30%). O Centro-Oeste aparece com 24%.

O estudo também avaliou o índice de penetração do computador nos lares brasileiros. Na média, 58% dos lares já têm computador. O Rio de Janeiro, com 71% de penetração, lidera o ranking por Estado. A menor penetração foi registrada em Pernambuco (36%).

É em Pernambuco também que a Intel encontrou a maior taxa de compartilhamento de PCs - 90,6% -, perdendo apenas para o Rio Grande do Sul (91,7%).

"Estamos diante de uma população literalmente faminta por tecnologia", avalia o diretor de Marketing da Intel Brasil, Cássio Tietê.

A empresa avalia que o mercado brasileiro de PCs crescerá 26% em 2010. "Nossas previsões iniciais eram até mais agressivas", conta Tietê.

Entre os fatores de impulso ao consumo de PCs, na avaliação da empresa, estão a reposição ou aumento da densidade de PCs nos lares. Muitas pessoas da classe C também compraram seu primeiro computador.

"São dois vetores de crescimento extremamente poderosos", ressalta o diretor. "Estima-se que, de cada dez PCs vendidos, quatro são destinados à nova classe média."

Os dados da Nation Wide Study 2010 são preliminares. A pesquisa ouviu 2.500 pessoas em 16 regiões metropolitanas, das classes A, B, C e D, com 16 anos ou mais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail